Terça, 30 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, retornando aos meios de transportes americanos, vamos falar de uma força das ferrovias americanas a BNSF

 

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A BNSF foi constituída a partir da união das ferrovias Burlington Northern e a Santa Fé. Sua malha de 32.000 milhas, aproximadamente 51.500 quilômetros, equivale a duas vezes o tamanho da ferrovia brasileira em operação. Com um parque de locomotivas de 6.300 unidades diesel-eletricas pode tracionar uma frota de 220.000 vagões especializados para cada tipo de carga, sistema operado pelos seus 40.000 colaboradores.

 

Trem graneleiro da BNSF cruzando as Montanhas Rochosas

 

Malha da BNSF e seus principais portos

 

Atendendo o Meio-Oeste americano até a Costa Oeste no Pacífico, a BNSF é responsável pelo transporte do carvão que gera 10 % de toda a eletricidade americana. Extraído das minas da bacia do Powder River, nos estados de Wyoming e Montana, é um produto importante transportado pela BNSF.

 

Trens de minério da BNSF

 

A BNSF é a ferrovia americana que mais transporta grãos. Seus 972.000 carregamentos anuais equivalem a 58 milhões de commodities agrícolas, onde aproximadamente a metade é trigo. O markting da ferrovia divulga que mais de 900 milhões de pessoas por ano comem o pão feito com o trigo que a BNSF transporta.

 

 

Trem graneleiro da BNSF

 

Terminais graneleiros (grain elevator) conetados com a BNSF 

 

Esses grãos são transportados do Corn Belt, área central do Meio-Oeste americano, para os portos do Nordeste na Costa do Pacífico, Golfo do México, México e Grandes Lagos. Ainda no setor agrícola a BNSF é responsável pelo transporte de grandes quantidades de fertilizantes.

 

Os produtos industrializados também são transportados em grande escala pela BNSF, entre outros podemos destacar:

 

·         Produtos florestais – as laminas de madeira transportadas são suficiente para construir 500.000 casas, o papel de imprensa para imprimir mais de um bilhão de jornais de grande tiragem e o papelão para fabricar mais de 2 bilhões de caixas.

·         Derivados de petróleo – combustível, gás, lubrificante e asfalto.

·         Metais – aço, alumínio e sucata.

·         Minerais – cimento, gesso, ferro e pedra britada

·         Maquinaria – auto-peças e parte de aeronaves

·         Carga geral – serviço intermodal para a carga geral que inclui além de toda a malha da BNSF a integração com outras ferrovias e rodovias, com conexões para todos os portos e cidades da Costa Leste através do NACS – North American Container Service. Nesse mercado são utilizados vagões porta contêineres e pigg back.

 

Trens de carga geral da BNSF

 

 

Referências bibliográficas

http://www.bnsf.com/media/bnsffacts.html

http://www.aar.org

http://www.pbase.com/richarda/image/48024935

 

http://www.bnsf.com/markets/agricultural/elevator/shuttle/shuttle.html

http://www.rnp-railpix.com/Recent%20Images/Alta-Mont%202007/Alta-Mont%202007%20Day%203.html

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