Terça, 30 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, completaremos o tema “transporte intermodal da BNSF”, analisando suas principais características operacionais.

 

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Para cobrir a maior parte do território americano, o serviço intermodal da Burlington Northern Santa Fé (BNSF) implantou 30 bases regionais que podem atender clientes situados em um raio de 320 quilômetros. Essas bases oferecem ao mercado de transporte dois serviços expressos para contêineres e carretas rodoviárias: o internacional e o doméstico.

 

As principais cidades, assim como os principais portos, estão ligados por diversos trens diários, garantindo ao cliente um serviço regular e confiável.

 

O serviço internacional dispõe de 26 hubs (centros concentradores de carga) de origem e destino, enquanto que o serviço doméstico tem 20 hubs. Esses centros são terminais de integração rodo-ferroviários que têm áreas, equipamentos e pessoal habilitado para as operações de transbordo.

 

 

 

Bases da rede intermodal da BNSF

 

 

Os principais fluxos de carga do serviço intermodal da BNSF estão localizados nos eixos que ligam a região de Chicago (stado de Illinois) a Los Angeles e Oakland (estado da Califórnia) via Kansas City, Albuquerque e Phoenix - o denominado eixo sul -, e Chicago a Porland (estado de Oregon) e Seattle (estado de Washington) via Saint Paul, o denominado eixo norte. O total desses fluxos intermodais com a Costa Oeste (Oceano Pacífico) somará aproximadamente 8 milhões de embarques de contêineres e carretas rodoviárias em 2008.

 

Principais fluxos intermodais da BNSF

 

Toda mercadoria que é recepcionada nos terminais de origem passa por um escaner e as instruções de embarque são confirmadas eletronicamente. Durante todo o trajeto, milha por milha, a carga é monitorada e o cliente é notificado antes da carga chegar.

 

Na expedição do terminal de destino, a carga é checada para confirmar se o motorista pegou a unidade correta e também é feita uma inspeção para a verificação de eventuais danos. 

 

Trens intermodais da BNSF

 

Além de todos os tipos de carga geral que são transportadas nos contêineres e carretas rodoviárias, a BNSF tem se especializado em cargas especiais, de grandes dimensões, que são deslocadas em vagões especiais. Entre os volumes que excedem os gabaritos rodoviários, se destacam partes de aviões e tubos metálicos.  

 

 

Fuselagens e asas dos boeings transportados pela BNSF

 

 

Tubos metálicos sobre um vagão plataforma

 

 

 

Referências bibliográficas

http://www.bnsf.com/media/bnsffacts.html

http://www.bnsf.com/employees/communications/railway/pdf/200808.pdf

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