Terça, 30 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos da CSX que também é uma das grandes ferrovias americanas, denominadas de Classe I

 

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A CSX Transportation é uma das maiores ferrovias do leste dos Estados Unidos da América. Atua em 23 estados americanos, no Distrito de Colúmbia e em duas províncias canadenses. Nos seus 37.000 quilômetros de via férrea circulam 4.000 locomotivas que podem tracionar 100.000 vagões especializados para os diversos tipos de carga. Diariamente são despachados dos 40 terminais intermodais de carga mais de 1.700 trens.

 

A malha da CSX está distribuída a Leste do Rio Mississipi onde está concentrada 66% da população americana e tem conexão ferroviária direta com todos os portos da Costa Leste banhada pelo Oceano Atlântico.

 

A conexão com os portos da Costa Oeste, Oceano Pacífico, e as regiões entre o Meio-Oeste e o Oeste, é possível graças a integração ferroviária com as empresas BNSF – Burlington Northern, CN – Canadian National, CP – Canadian Pacific, UP – Union Pacific e também através da malha rodoviária expressa.

 

 

Malha ferroviária da CSX e seus principais pontos de conexão

 

Além do Canadá, a CSX atende o México através de sua subsidiária CSX de México, uma companhia filiada, estabelecida na Cidade do México que faz toda a articulação com as ferrovias mexicanas. As operações e serviços requeridos pelos clientes são realizados com equipamentos próprios da CSX de México.

 

 

Pontos de conexão ferroviária na fronteira com o México

 

Como a BNSF, a CSX também é responsável pelo transporte do carvão que gera parcela importante da eletricidade americana. Os grãos são transportados do Vale do Mississipi e seus afluentes, área central do Meio-Oeste americano, para os portos da Costa do Atlântico, Golfo do México, México e Grandes Lagos.

 

 

Trens de carvão da CSX

 

A CSX tem tirado proveito de sua rede ferroviária estar localizada em regiões de relevo suave, e através de uma manutenção primorosa da via permanente, tem conseguido operar com velocidades 10 % maiores que as suas concorrentes ferroviárias. Enquanto a média nacional foi em 2006 de 27,9 milhas/hora (45 km/h) a da CSX atingiu 30,3 milhas/hora (49 km/h), ganho que em viagens de 2 a 3 dias representam 5 a 7 horas a menos.

 

 

Tempo de deslocamento

dias

Meio-Oeste - Nordeste

2

Meio-Oeste - Sudeste

3

Noroeste - Sudeste

2

 

 

Os produtos industrializados também são transportados em grande escala pela CSX, entre outros podemos destacar:

 

·         Produtos florestais – madeira, placas e papel.

·         Derivados de petróleo – combustível, gás, lubrificante e asfalto.

·         Metais – aço, alumínio e sucata.

·         Minerais – cimento, gesso, ferro e pedra.

·         Maquinaria – equipamentos e auto-peças.

·         Carga geral – como na BNSF, o serviço intermodal para a carga geral da CSX inclui além de toda a malha ferroviária a integração com outras ferrovias e rodovias, com conexões para todos os portos e cidades da Costa Oeste, Canadá e México, através do NACS – North American Container Service. Nesse mercado são utilizados vagões porta contêineres e pigg back.

 

Referências bibliográficas

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:CSX_Transportation

 

http://www.railpictures.net/showphotos.php?train_id=CSX%20Q121

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