Terça, 30 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos do potencial uso do contêiner para o transporte de carga na ferrovia.

 

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A carga geral em contêiner praticamente não existia na ferrovia brasileira até a década passada. Menos de 3,5 mil TEU (unidade equivalente ao contêiner de 20 pés) foram transportados durante o ano de 1997, o primeiro da privatização da operação ferroviária.

 

Durante esses 10 anos, nos vários serviços de trens expressos de contêineres, começaram a circular nas diversas concessionárias, De acordo com as estatísticas da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em 2002, o movimento ultrapassou a marca de 100 mil TEU, em 2006 a de 200 mil TEU e fechou o ano de 2008 com mais de 235 mil.

 

 

Fonte: ANTF

 

Em 2008, a tonelagem transportada por contêineres na ferrovia ainda é pequena e representou apenas 2,1 % do total de carga geral movimentada pelas ferrovias brasileiras, que ultrapassou os 110 milhões de toneladas/ano. No comércio exterior, a ferrovia transporta apenas 3,4 % dos 7 milhões de TEUs exportados e importados pelos portos brasileiros.

 

 

Fonte: ANTF

 

Enquanto os números atuais são baixos, o potencial de carga geral que poderia ser transportada por contêineres no mercado interno é grande. Estudo da UFSC para a para Produtos de Alto Valor Agregado, de 2005, concluiu que existe um mercado de cargas com potencial de serem transportadas por contêineres. A atualização para 2009 chegou à cifra de 2,5 milhões de TEU, englobando 20 diferentes categorias de produtos industrializados, número que representaria mais de 10 vezes o volume transportado atualmente.

 

POTENCIAL 2009   Fonte:UFSC

Categorias de produtos

TEU/ano

Alimentos

165.841

Alumínio

10.548

Arroz

89.516

Atacadistas

120.677

Automóveis

96.981

Autopeças

17.989

Vestuário

1.689

Aves e Suínos

88.604

Café

40.866

Calcados

21.974

Cerâmica

36.526

Cerveja

107.226

Eletroeletrônicos

49.121

Eletro-mecânica

1.603

Farmacêutica

898

Fertilizantes

629.633

Flores

432

Frutas

153.425

Fumo

21.472

Higiene e Limpeza

357.451

Leite

65.511

Móveis

14.465

Óleo de Soja

78.008

Pescados

192

Plásticos

24.038

Siderurgia

248.694

Suco de Laranja

57.870

Tintas

19.470

Total

2.520.718

 

A falta de um contêiner de uso doméstico e a escassez de contêineres tanto no comércio internacional como na cabotagem impossibilitam que a ferrovia aumente a participação no transporte integrado. A expansão comercial da China, os fluxos desbalanceados entre exportação e importação e a posição geográfica no Brasil, fora das grandes rotas de navegação, são os principais fatores da falta de contêineres no Brasil, como relatou Ildefonso Cortês na apresentação “Indústria de Construção Naval Brasileira” para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - Sinaval, 2004.

 

O mesmo problema, de desbalanceamento dos fluxos de cargas, ocorre entre as regiões do Brasil. Para produtos de alto valor agregado, três de cada quatro toneladas transportadas (75%) circulam entre as regiões Sudeste e Sul, segundo estudos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As outras regiões, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, respondem apenas por 25%.

 

Percentual dos Fluxos Regionais

Regiões

Origem das Cargas

Destino das Cargas

Sudeste

48,6%

58,5%

Sudeste + Sul

71,0%

78,5%

Sudeste + Sul + Centro-Oeste

82,6%

88,0%

Norte + Nordeste

17,4%

12,0%

Fonte: UFSC

 

Nos Estados Unidos, desde a desregulamentação do setor ferroviário de 1980, as ferrovias têm melhorado muito a integração modal. Os trens operam de acordo com horários, mas as partidas dos trens têm menor freqüência do que os transportadores rodoviários. O uso de equipamentos multimodais pode neutralizar essa desvantagem. O serviço de reboque-sobre-vagão (TOFC – trailer on flat car, piggy-back, auto-trem) ou contêiner-sobre-vagão (COFC- container on flatcar), pode oferecer a economia do transporte ferroviário combinada com a flexibilidade do caminhão.

 

 

Reboques sobre vagão plataforma - TOFC

 

Contêineres sobre vagão plataforma - COFC

 

 

Referências bi

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