• Passado o final de ano e o período de maior movimento no comércio, é tempo de refazer as contas e programar os gastos para 2013. Embora muitos se esqueçam, os primeiros meses também são responsáveis por boa parte dos nossos vencimentos, com o pagamento de impostos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para os que possuem veículos, ou a rematrícula e a compra de material, aos que têm filhos em idade escolar.

  • Tributo é um tipo de gênero que comporta cinco espécies, sendo eles: imposto, taxa, contribuição de melhoria, contribuições sociais e empréstimos compulsórios. Sendo assim, já pode-se desconsiderar a afirmação de que a maioria das pessoas usam: a denominação imposto para qualquer tipo de tributo. O imposto é somente um tipo de tributo não vinculado, como por exemplo, o IPVA.

  • Muito se fala de imposto, porém poucos sabem realmente o que significa o seu papel de contribuinte dentro do Sistema Tributário Nacional.

  • Com o intuito de esclarecer detalhes sobre a questão, apresentamos este artigo com a diferença existente entre os dois conceitos e explicando os motivos de eles não se confundirem. Para uma melhor compreensão vamos trabalhar com os conceitos de forma individualizada para depois tecer uma conclusão