Sábado, 27 Abril 2024

Modalidades ao ar livre estão conquistando o seu espaço. Então, conheça cinco esportes que estão ganhando cada vez mais adeptos pelo Brasil. É possível viajar para outros estados para pegar as melhores ondas e escalar rochas diferentes, por exemplo.

Apesar de o Brasil ser conhecido como o país do futebol, os atletas brasileiros de diversas modalidades destacam-se nas competições internacionais. Nos Jogos Olímpicos, por exemplo, é comum a conquista de medalhas na natação, na ginástica artística e no vôlei de praia.

Com uma pluralidade de paisagens, o país também posiciona-se como boa opção para quem busca o turismo esportivo. Mergulho, surfe e windsurfe são algumas das modalidades que podem ser praticadas em diferentes locais da costa brasileira. Basta buscar pela Eucatur passagens e embarcar para o próximo destino.

Veja cinco esportes que ganharam protagonismo e mais adeptos nos últimos anos. É possível praticá-los em diferentes regiões brasileiras. Dessa forma, você cuida da sua saúde e conhece outras cidades do país.

1. Surfe

Depois do título mundial inédito conquistado por Gabriel Medina, em 2014, a visibilidade do surfe aumentou no Brasil, e o esporte ganhou mais adeptos. Afinal, a zona costeira brasileira estende-se por mais de 8 mil quilômetros. Já estava na hora do esporte contar com mais praticantes.

A nova geração de surfistas chamou tanta atenção no exterior que foi criado o termo brazilian storm (tempestade brasileira) para se referir a eles. Apesar de o Havaí e da Austrália serem alguns dos destinos mais almejados pelos praticantes, é possível aproveitar o litoral brasileiro para treinar.

No estado de São Paulo, as praias preferidas dos surfistas estão em São Sebastião e Guarujá. No Rio de Janeiro, Saquarema, Cabo Frio e Itacoatiara (Niterói) são bons destinos. Na região Norte do país, o fenômeno da pororoca — quando as águas do rio Amazonas encontram-se com as do Oceano Atlântico — forma ondas com mais de três metros e atrai muitos surfistas.

2. Kitesurf

O kitesurf está se tornando popular, sendo cada vez mais comum encontrar pessoas praticando o esporte nas praias brasileiras. O equipamento é composto por uma prancha e um kite (pipa). Apesar de o nome, é possível fazer kitesurf em lagos ou no mar com pouca ondulação — as ondas não são essenciais como no surfe.

As principais regiões para fazer kitesurf no Brasil são o Nordeste, o Sudeste e o Sul. No segundo semestre do ano, os ventos no Ceará chegam a marcar 16 km/h, cenário ideal para o kitesurf. Em Salvador, os praticantes da modalidade reúnem-se na Praia do Sesc.

Já no Sudeste, o destaque fica para Ilhabela, em São Paulo, e Lagoa Araruama, no interior do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que, em 2013, a Lagoa foi sede do Campeonato De Mundial De Kitesurf. No Sul do país, em Santa Catarina, a melhor opção é Garopaba.

3. Stand Up Paddle

Ainda falando em esportes aquáticos, o stand up paddle (SUP) ganhou o coração de muitos brasileiros. Essa é uma técnica ancestral do povo havaiano, que utilizava a prancha e o remo para atravessar de uma ilha à outra.

Nos anos 60, a técnica passou a ser utilizada por surfistas para pegar ondas e fazer manobras, chamando a atenção dos turistas. Por ser um esporte democrático e que pode ser praticado na maior parte do litoral brasileiro, o SUP tem ganhado novos adeptos.

4. Triatlo

A competição de triatlo é composta por três modalidades: corrida, natação e ciclismo. A prova mais conhecida da modalidade é o ironman. Por muitos anos, havia apenas uma competição no Brasil que seguia esse formato, acontecendo em Florianópolis.

Entretanto, em 2019, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Fortaleza e Maceió sediaram o meio-iron. Ou seja, em cada etapa, o atleta deveria cumprir um circuito com a metade das distâncias percorridas na prova tradicional. Isso mostra como a modalidade está crescendo e ganhando mais praticantes.

5. Escalada esportiva

Ao lado do surfe, a escalada esportiva é mais um esporte estreante nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Desde o anúncio, a visibilidade da modalidade na mídia aumentou, assim como o número de patrocinadores. Além disso, novos ginásios estão sendo abertos, proporcionando um número maior de locais para a prática nas cidades.

Para quem quer escalar na natureza, existem diversas opções. Em São Paulo, Ubatuba, São Bento do Sapucaí, Pindamonhangaba e Iperó são alguns dos locais visitados pelos escaladores. Em Minas Gerais, o destaque fica para Serra do Cipó e Lapinha.

O Parque Nacional de Itatiaia e o Pão de açúcar são boas escolhas para quem quer escalar no Rio de Janeiro. Já no Nordeste do país, a Serra Caiada e a Pedra da Boca são destinos certeiros.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome