Sábado, 27 Abril 2024

Existem muitas vantagens do Whats App para negócios, mas poucas são as empresas que realmente exploram a ferramenta ao máximo. No entanto, as coisas começaram a mudar nessa pandemia do novo coronavírus.

Se antes o Whats App já correspondia a quase 1% do PIB nacional (por causa das transações realizadas ali dentro), agora a perspectiva é que o valor suba muito. Isso porque praticamente todas as empresas estão precisando fazer transações pela Internet, já que não é possível fazer atendimento presencial por enquanto.

Portanto, quem dominar as vendas pela Internet, terá mais vantagem na busca por novos clientes durante esse momento. No entanto, será que o Whats App é a melhor solução para isso?

Nós acreditamos que sim. Para provar, nós listamos algumas vantagens do Whats App para negócios. Veja quais a seguir!

Cadastrar produtos é uma das vantagens do Whats App para negócios

Um dos principais benefícios de contar com o Whats App Web para fazer atendimentos ao público na Internet é a possibilidade de cadastrar seus produtos nele. Com isso, fica muito mais fácil apresentar o que você tem a vender e já conseguir fechar vendas.

Isso acontece porque os produtos cadastrados são compartilháveis (basta um toque e você pode enviá-los para qualquer cliente) e recebem um botão de venda. Ou seja: o comprador pode comprar o produto com um simples toque.

Isso é muito útil para quem tem uma lista de clientes que gostam de receber as novidades. Por exemplo, uma loja de videogames pode enviar para os seus clientes costumeiros o botão de compra de um novo lançamento assim que ele chegar na loja.

Ótimo, não é?

Instalação de bots é um dos benefícios de usar o mensageiro

Outro bom benefício para quem usa o Whats App para atender ao público é a possibilidade de instalar um chatbot no mensageiro. Esse bot faz a triagem inicial de todos os contatos. Portanto, essa estratégia poupa muito tempo e energia no atendimento.

No entanto, é preciso contar com um bot de qualidade, que seja bem programado e que ofereça mais valor para os consumidores. Se não for assim, há um risco grave do bot instalado afastar os clientes, em vez de atraí-los.

Cadastro de mensagens rápidas para agilizar o atendimento

Se você não quiser instalar um chatbot no seu Whats App, ainda assim poderá agilizar o atendimento aos seus consumidores. Isso pode ser feito pelo cadastramento de mensagens rápidas.

Essas mensagens são algumas frases ou respostas comuns que seus clientes precisam. Assim, em vez de digitá-las sempre, basta dar dois toques e responder.

Portanto, você perde muito menos tempo ao atender os seus consumidores e pode lidar com vários clientes ao mesmo tempo. Isso significa que você não vai mais perder aquela venda porque “demorou para responder”, por exemplo.

Etiquetas de organização deixam as conversas mais fáceis de lidar

A partir do momento que sua operação de vendas online começar a crescer, ficará mais difícil de lidar com a demanda de pessoas. Portanto, você precisará de um sistema para organizar o atendimento e entender quem é quem.

Uma das vantagens do Whats App para negócios é a possibilidade de organizar as suas conversas com etiquetas coloridas. Assim, fica fácil identificar de maneira visual quem é cada cliente, quais suas necessidades e prioridade de atendimento.

Por exemplo, você pode determinar que a cor Vermelha é para clientes cuja entrega está atrasada ou são consumidores que estão “bravos”. A cor laranja pode ser para clientes cujo prazo de entrega está próximo. A cor azul, no entanto, pode ser para quem ainda não pagou, enquanto a cor verde pode ser usada para negócios já concluídos.

Integração com anúncios em redes sociais como o Facebook

Apesar de todas essas vantagens do Whats App para negócios, existe uma que não foi citada e que é absolutamente fantástica: a integração com anúncios em redes sociais.

Se você tem uma operação de vendas pela Internet, com certeza faz anúncios em redes sociais. Só o Facebook tem 127 milhões de usuários brasileiros (mais da metade da população) e permite que a segmentação de publicidade seja feita de maneira muito precisa.

Assim, com um bom gerador de link para WhatsApp, você pode conseguir um link compartilhável de uma mensagem de compra no mensageiro.

Por exemplo, suponha que sua empresa faça pinturas em casas, apartamentos e outros imóveis. Você pode gerar um link para um mensagem que seja algo como:

● “Olá, vi seu anúncio no Facebook e quero uma cotação para pintar a minha casa”.

Então, você pega esse link e coloca no anúncio no Facebook. Dessa forma, quando a pessoa clicar em “Peça uma cotação” no anúncio, ela será direcionada para o Whats App em uma janela de conversa com a sua empresa.

Viu como é simples? Assim fica muito mais fácil conseguir clientes e vender mais pela Internet.

Agora que você já viu as vantagens do Whats App para negócios, com certeza já está com ideias para usar o aplicativo na sua empresa.

Não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre as nossas dicas!

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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