Atualmente, o uso da tecnologia no marketing é uma força para as agências e empresas no mercado de trabalho que buscam mais eficiência em campanhas publicitárias.

No entanto, não são todas as empresas ou agências que fizeram a migração completa para o ambiente digital. Por causa disso, muita gente foi pega desprevenida com a pandemia do novo coronavírus. Afinal, a solução para manter a atividade econômica no período foi investir na vida digital e, quem não estava preparado para isso, acabou ficando para trás.

Como as novas tecnologias são sempre impactantes e mudam o jeito como as coisas são feitas, é importante acompanhar o cenário da tecnologia no marketing para estar atualizado com as tendências.

Quer saber como tem sido usada a tecnologia no marketing? Então siga a leitura abaixo!

Qual é o cenário da tecnologia no Brasil atualmente?

Atualmente, o Brasil conta com 230 milhões de smartphones ativos. Considerando que o país tem ao redor de 210 milhões de habitantes, isso significa que há mais de um celular por usuário em circulação no Brasil. No entanto, nem sempre foi assim.

Para se ter uma ideia, em 2004, o país tinha apenas 6 milhões de casas com acesso à Internet. Na época, o acesso à rede mundial de computadores era limitado a uma quantidade bem pequena de pessoas e, portanto, a Internet não era um mercado tão interessante para as empresas, tanto as de grande porte, quanto para as pequenas.

Nesse meio tempo, a Internet se popularizou no Brasil como nenhuma outra plataforma ou mídia jamais tinha feito. Na prática, isso fez com que ela se tornasse também uma excelente ferramenta de marketing para muita gente.

Entretanto, a Internet tem um contexto específico e apresenta condições publicitárias muito particulares. Por exemplo, com ela é possível saber exatamente quantas pessoas foram impactadas pela campanha, quantas tomaram certas ações e o quão eficaz foi esse tipo de conteúdo. Esse tipo de coisa não estava acessível no passado.

Portanto, de lá para cá, o contexto da Internet foi se tornando a norma do Marketing. No entanto, isso significa que, na prática, a publicidade se tornou muito mais tecnológica, com o uso de recursos que, outrora, pareciam de filmes de ficção científica.

Quais as principais ferramentas tecnológicas no marketing atual?

Se você quer aprender como a tecnologia está otimizando o trabalho no Marketing atualmente, é importante saber quais são as ferramentas mais utilizadas pelas agências e empresas. Confira a seguir!

Chatbots

O uso de chatbot para empresas tem crescido consideravelmente nos últimos anos, graças ao avanço nessa tecnologia e também nas possibilidades de alcançar o público com ela.

Um chatbot é um recurso de Inteligência Artificial que conversa que simula uma conversa com o usuário. Ele tem a capacidade de entender o que é dito e responder adequadamente.

Por isso, é um recurso extremamente útil para as empresas que lidam com o atendimento na pré ou na pós-venda. Afinal, o software pode atuar sozinho e atender centenas de clientes ao mesmo tempo.

Uma das vantagens do uso de chatbots para empresas é o fato de que ele reduz consideravelmente o custo com atendimento, mas também melhora a qualidade do processo para o consumidor. Afinal, ele pode ser atendido mais rapidamente e a qualquer momento.

Outra vantagem é que as plataformas compatíveis com os chatbots estão em todos os lugares. Por exemplo, o WhatsApp está em 99% de todos os smartphones do país. As redes sociais também têm grande alcance.

Big Data

Além da utilização de chatbots, outro recurso muito interessante para o uso no marketing é o Big Data. Para quem não conhece, trata-se do uso de gigantescas quantidades de dados para a tomada de decisões e orientação de campanhas.

Há, por exemplo, relatórios sobre como o Big Data teve um poder decisivo em campanhas políticas pelo mundo e um debate sobre a ética da sua utilização em um cenário eleitoral.

No entanto, dentro do contexto comercial, o Big Data é uma ferramenta muito positiva para empresas que querem otimizar suas campanhas e alcançar aqueles usuários que mais têm probabilidade de adquirir seus produtos.

Automação do marketing

Um recurso muito utilizado atualmente, seja em campanhas de anúncios pagos, seja em e-mail marketing, é a automação do marketing. Trata-se de um sistema que realiza ações automaticamente com base na ativação de gatilhos com base nas ações do usuário.

Por exemplo, se o usuário acessar uma página de produto no seu site e não comprar, ele pode receber um anúncio no Facebook para adquirir aquele produto.

A ideia da automação de marketing é cortar gastos, claro, mas também aumentar a eficiência da estratégia ao nutrir leads pelo e-mail marketing ou aproveitar melhor os leads gerados via retargeting.

E aí, aprendeu alguns exemplos de tecnologia no marketing? Como deu para ver, a Internet tem muitas ferramentas extremamente poderosas para a publicidade.

Qual delas é a sua favorita? Comente abaixo!

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