Sexta, 26 Abril 2024

Nos últimos tempos, muito se fala do User Experience (UX), ou em tradução, “Experiência do Usuário”. De fato, esse conceito ganhou um espaço notável nas estratégias de marketing digital, sendo imprescindível para as empresas que desejam se destacar.

Mas o que é isso? Como aplicar o UX nas suas campanhas? O que ele oferece de vantagem às empresas e ao público?

O artigo de hoje pretende responder a todas essas perguntas. Por isso, acompanhe a leitura e entenda o que é User Experience.

O que é User Experience?

O User Experience (UX), ou experiência do usuário, é um conceito que abrange a forma como as pessoas interagem com o produto, serviço e canais de comunicação de uma empresa na internet, sendo um fator que influencia diretamente na decisão de compra.

Importante ressaltar que todo negócio oferece um suporte UX, tanto no mundo físico quanto no digital, mas a diferença está justamente na forma em que essa experiência é planejada para ser relevante ao usuário.

Por exemplo, imagine que ao procurar por segurança para eventos SP, você se deparou com vários sites na internet e não sabe muito bem qual escolher. É bem provável que a sua decisão seja influenciada pelo UX, dando preferência às páginas com carregamento rápido.

Além disso, se você encontrar um site que oferece soluções rápidas para o seu problema, fácil de usar e com um design atrativo, a sua experiência de navegação será muito melhor - e com isso, também a sua decisão de compra é afetada.

Afinal de contas, ninguém quer fechar negócio com um site pesado, com uma estética desagradável, imagens granuladas e que cai toda hora. A experiência não é boa e você não vai confiar na empresa.

Por conta disso, o UX bem planejado é fundamental para os negócios que desejam se destacar. Ele irá influenciar na compra, aumentando as chances de venda, a credibilidade da marca e o reconhecimento da empresa no mercado.

Por que é importante investir no UX?

Como o usuário percebe o seu site e a sua empresa é a chave para o sucesso. A partir dessa experiência, ele pode avaliar se o seu produto é, de fato, útil e tem valor perante à concorrência assídua na internet.

Até porque, quando um usuário procura comprar empilhadeira na internet, por exemplo, a intenção não é encontrar o equipamento mais barato, mas sim, um negócio que transpareça credibilidade e confiança - é aí que entra o trabalho de UX.

Ou seja, é preciso oferecer algo interessante, valorativo e de qualidade, mas ao mesmo tempo proporcionar uma experiência relevante ao usuário, para que ele se transforme em um cliente fiel e promotor da sua marca.

Abaixo, confira algumas das principais vantagens do UX para o seu site.

Maior tráfego orgânico

Um dos grandes benefícios do UX é o aumento do tráfego orgânico. Com um conteúdo bem estruturado, informações precisas e um design atraente, os próprios algoritmos dos buscadores, como o Google, passam a classificar melhor o seu site.

Em consequência, há um significativo crescimento no número de visitantes. Afinal de contas, quando um usuário pesquisa por proteção mecanica, por exemplo, no Google, a tendência é que ele clique nos primeiros resultados de busca.

Maior tempo de permanência no site

Quando o design é diferenciado e a navegabilidade é boa, o usuário passa a ter sentimentos positivos acerca do seu site. Dessa forma, ele acaba permanecendo um tempo maior na página, o que aumenta as chances de venda.

Esse fator também influencia no rankeamento dos buscadores e, a longo prazo, é fundamental para melhorar o reconhecimento da sua empresa.

Aumento das conversões

Ao ter uma boa experiência, o usuário percebe os diferenciais do seu negócio e é bem possível que ele decida comprar o produto ou serviço. Em contribuição, o UX também atua em muitas outras potencialidades, como aumento da credibilidade e da melhor imagem da sua empresa no mercado.

Ademais, é possível perceber outras duas vantagens do UX: a economia de recursos, pois as ferramentas e recursos do site são personalizados para um determinado público-alvo; e aumento da percepção de valor.

O UX se tornou tão importante, que após a realização de pesquisa de clima e engajamento, o próprio Google anunciou, no final de maio de 2020, que o algoritmo do buscador iria considerar a experiência do usuário como algo fator decisivo de rankeamento.

Como aplicar o UX no seu site?

Uma estratégia eficiente de UX inclui um planejamento de design, programação responsiva para mobile (celulares e smartphones), velocidade de carregamento, entre outras características que influenciam na percepção do usuário.

Por isso, é necessário levar em conta o User Interface (UI), isto é, a interface onde irá ocorrer a interação do usuário, que precisa ser intuitiva, fácil de navegar e proporcionar uma série de benefícios ao público.

Para ficar mais fácil, a aplicação do UX pode seguir um checklist com as principais especificidades para uma ótima experiência do usuário. Em geral, elas são:

  • Ter um site útil, que atende às necessidades do público;

  • Proporcionar uma boa navegação, sem bloqueios ou barreiras;

  • Ser responsivo, com capacidade para rodar em todos os dispositivos;

  • Ser fácil de encontrar, com boa visibilidade nos buscadores;

  • Ter uma arquitetura confiável;

  • Valorizar a estética e o design.

A seguir, confira algumas dicas de como aplicar o UX no seu site.

Saiba quem é o seu público

O primeiro passo é conhecer quem é o seu público, já que a experiência do usuário é totalmente focada na oferta de conteúdo personalizado e direcionado.

Nesse sentido, uma pessoa interessada em reforma de quadras esportivas, por exemplo, tem algumas características específicas, com desejos, comportamentos e interesses diversos. Assim, o conteúdo pode ser produzido levando em conta essas questões.

Para isso, vale a pena observar os usuários que já interagem com a sua empresa ou são clientes, bem como realizar uma pesquisa de mercado, para captar informações acerca dos leads (potenciais clientes).

Tenha velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento é primordial para a experiência do usuário. Por isso, ela faz parte do checklist do planejamento do UX, servindo para todos os tipos de sites: lojas virtuais, blogs, marketplaces, etc.

Para isso, a dica é evitar usar muitos plugins, pois se a página demorar mais de 5 segundos para carregar, já há o risco de rejeição.

No caso do uso de imagens, como antes e depois de um conserto e manutenção de ar condicionado, a recomendação é optar por fotografias de tamanho reduzido, mas sem perder a qualidade e a nitidez.

Invista em uma boa aparência do site

A primeira impressão é a que fica na internet. Por esse motivo, é importante ter um design agradável, com cores sóbrias e espaços para respiração (espaços em branco), para que o usuário possa consumir as informações da maneira adequada.

Um e-commerce de componentes industriais, por exemplo, pode separar seus produtos em boxes, centrando a imagem de um cilindro pneumático separada de outra mercadoria. Isso também ajuda a melhorar a percepção do usuário.

Escreva um conteúdo escaneável

A escaneabilidade é um dos fatores de rankeamento no Google, justamente porque ela interfere na maneira como o usuário terá a experiência, durante a navegação no seu site.

Basicamente, a escaneabilidade consiste em uma construção de conteúdo para uma leitura dinâmica. Dessa maneira, a intenção é escrever um artigo que facilita a compreensão e o entendimento do usuário, proporcionando a melhor experiência.

Não use anúncios em excesso

Uma das maneiras mais simples de lucrar na internet é com os anúncios publicitários. Com eles, é possível fazer propaganda de manutenção de rodovias e gerar receita por cliques, abertura do anúncio, entre outros.

No entanto, o excesso de propagandas pode ser um apelo muito exagerado aos visitantes e, desse modo, prejudicar a experiência.

Cuidado com as cores

Durante a construção do site, é importante focar em um design atrativo, mas respeitando a identidade visual da marca. Por outro lado, é necessário ter cuidado com as tonalidades, até porque alguns tons cansam a visão dos usuários.

Sendo assim, é interessante escolher uma paleta de cores mais suave, intercalando tonalidades mais fortes e sóbrias.

Conclusão

A experiência do usuário (UX) é um dos fatores de ranqueamento e classificação dos sites mais importantes da atualidade. Ao lado disso, esse conceito também ajuda a melhor a imagem da sua empresa no mercado, transparecendo maior autoridade e credibilidade.

O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como aplicar o UX no seu site, no entanto, é fundamental contar com o apoio de um UX designer, bem como profissionais especializados no ramo, para a construção de uma página responsiva, dinâmica e interativa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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