Sábado, 27 Abril 2024

Organizar melhor o apartamento faz total diferença na rotina funcional e prática dos moradores, porém esta é de longe uma tarefa fácil.

Como existe uma grande valorização do metro quadrado no Brasil, a tendência é que os imóveis se tornem cada vez mais pequenos.

Logo, decorá-los e organizá-los é um verdadeiro desafio, uma vez que é necessário um excelente planejamento para acomodar todos os móveis, itens e objetos da melhor maneira possível dentro do ambiente.

Inclusive, é exatamente por conta disso que o trabalho do Personal Organizer vem sendo cada vez mais procurado, auxilia nessa organização de modo eficiente e prático, levando em consideração as necessidades dos moradores.

No entanto, existem algumas ideias simples que você pode colocar em prática hoje mesmo para organizar melhor o apartamento. Confira!

1 - Lista de coisas para doar

A organização está ligada diretamente a melhor qualidade de vida, pois com tudo organizado, você evita se estressar ao buscar por algo.

Aliás, um dos segredos para um apartamento organizado é ter tudo no seu devido lugar e, para isso, é fundamental que exista espaço para os itens e objetos.

Então, a chamada “limpa” deve ser feita de maneira constante, uma vez que ela permite a doação daquilo que está em bom estado, porém não é usado.

Quarto

Roupas repetidas e aquelas que você não faz uso há mais de 1 ano devem ser doadas.

A mesma ideia é aplicada para calçados, se você não usa há mais de 1 ano, é porque não existe mais espaço na sua vida para ele.

Outros objetos e itens podem ser doados também, como bijuterias e malas, por exemplo.

Home office

No espaço home office existe uma série de objetos que você também pode não usar mais e que serão úteis, como:

· Cadernos e agendas nunca utilizados;

· Livros e revistas;

· Computadores.

Banheiro

No banheiro é possível doar:

· Cremes;

· Óleos;

· Toalhas em excesso.

Cozinha

A cozinha é o ambiente que você vai encontrar uma série de objetos que podem ser doados, como:

· Potes que você não utiliza;

· Utensílios duplicados;

· Toalhas;

· Jogos americanos.

Sala

Na sala alguns itens também valem a pena serem repassados, como:

· Peças de decoração que não combinam mais;

· Mesinha;

· Almofada;

· Prateleira.

2 - Lista de coisas para consertar

Agora que você já abriu um espaço em casa, doando certos itens e objetos, é o momento de decidir o que vale a pena consertar.

Afinal, nem tudo precisa ser doado para organizar melhor o apartamento, visto que certas coisas podem ser consertadas e assim terem a vida útil estendida.

No entanto, é difícil estabelecer o que você pode ou não consertar, uma vez que é fundamental levar em consideração a utilidade desse objeto.

Sendo assim, para montar a sua lista de coisas para consertar, pense se vale a pena o reparo e se o item terá alguma serventia. Então, para cada coisa, verifique a frequência de utilização e qual a finalidade.

Caso ainda seja útil, é possível buscar fazer o conserto você mesmo, a depender do objeto, ou levar para o reparo em um profissional.

3 - Otimizando pequenos espaços

Por fim, a última dica para organizar melhor o apartamento é fazer a otimização dos pequenos espaços, pois certas estratégias e técnicas trazem uma sensação de amplitude para os cômodos.

Sala

Na sala você deve escolher os móveis que tenham utilidade. Então, se você quer uma cômoda para colocar a TV, por exemplo, pense em um modelo que seja mais compacto e que sirva para guardar também coisas e objetos.

Outra recomendação é abrir mão do sofá e poltronas, preferindo puffs menores para receber visitas de amigos e familiares.

Em vez de uma luminária maior e mais robusta, é possível colocar uma mesinha na sala com uma luminária pequena.

Além disso, busque evitar muitos cômodos nesse espaço, optando por prateleiras nas paredes para os quadros, livros e objetos em geral.

Quarto

No quarto você deve fazer uso de móveis multifuncionais, com uma cama baú, por exemplo. Afinal, com ela é possível armazenar travesseiros, cobertas e edredons.

As paredes assumem um papel importante aqui também, visto que elas podem ser usadas para o armazenamento de objetos.

Em grande parte das vezes, fica visível a utilização de prateleiras nas paredes ou até mesmo um peitoril para livros, vasos de plantas, etc.

Dispensando o uso de abajures, as paredes também podem receber a iluminação suspensa ou ao lado da cama para leitura. Com isso, você optar por uma cômoda menor e ter mais espaço também.

Outro truque para ampliar o espaço do quarto é o uso de espelhos para tornar o alcance visual do ambiente mais amplo.

Nesse caso, aposte na utilização de espelhos lisos que vão da lateral da cama até o teto. Porém, cuidado, eles refletem a organização e a desorganização do lugar.

Sendo assim, adote aqui a prática do “menos é mais”, escolhendo para ficar no quarto apenas o que for realmente útil.

Banheiro

Por sua vez, para o banheiro o ideal é pensar também no menos é mais. Logo, tenha o mínimo de itens possíveis, já que esse cômodo também é pequeno.

Para otimizar o ambiente e decorá-lo, comece a usar o espaço acima da porta, colocando uma prateleira e adicionando objetos ali, como toalhas extras, por exemplo.

Cozinha

Hoje em dia não é necessário fazer um grande estoque de comida, mas ainda é importante ter um espaço para mantimentos.

Dessa forma, para organizar melhor o apartamento, opte por armários de correr e utilize até mesmo organizadores para tornar mais funcional e prático esse local.

No espaço interno das portas, por exemplo, pendure toalhas, tampas de panelas, etc.

Outra dica muito interessante é fazer uso do suporte para utensílios, pois além de ocupar pouco espaço, eles também são práticos no momento de preparar as refeições.

Caso não tenha espaço para uma mesa de jantar, é válido apostar nas mesas dobráveis e extensivas, que abrem e fecham.

Conclusão

Agora você já conhece as 3 ideias principais para organizar melhor o apartamento.

No entanto, se você busca um trabalho mais profissional, conte com ajuda de uma Personal Organizer experiente para tornar seus ambientes mais práticos, funcionais e eficientes.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome