Domingo, 28 Abril 2024

O KPI, sigla para Key Performance Indicator é uma importante métrica para medir a estratégia e os processos tomados pela equipe gestora de uma empresa. Ele também é conhecido como Indicador Chave de Desempenho, em português.

Um dos principais pontos para o sucesso de uma estratégia é o acompanhamento de cada etapa e de cada ação. Essa vistoria permite determinar quais atitudes estão funcionando e quais precisam de ajustes ou, até mesmo, de uma mudança completa.

Uma empresa de corte e dobra de aço, por exemplo, precisa identificar se suas vendas estão de acordo com a produção, e o que pode ser feito para melhorar esses resultados.

Todas as etapas da empresa passam por algum tipo de análise de funcionalidade, para identificar se ações de marketing digital estão funcionando ou se o cálculo de retorno de investimento é lucrativo para a empresa.

Isso porque os números são fundamentais para conseguir avançar no mercado e tornar sua empresa uma potência competitiva. Para conseguir entender e medir esses resultados, é importante entender o funcionamento dos KPIs e como analisar os dados corretamente.

Assim, uma empresa de distribuidor adubo, por exemplo, poderá identificar quais são as melhores estratégias de venda que está aplicando.

O que são os KPIs?

Os indicadores-chave de performance, ou KPIs, são um formato de avaliar se uma ação ou um conjunto de atividades está de fato conseguindo atingir os objetivos propostos pela companhia.

Os indicadores para essa medição são inúmeros, principalmente no momento em que vivemos, onde o fluxo de informação é constante e com uma quantidade enorme de dados.

O ponto central para uma boa utilização dos KPIs é identificar quais indicadores são os mais adequados para uma medição em específico.

Os resultados encontrados na análise são variados, uma vez que algumas métricas entregam um resultado direto em números, e outros entregam um percentual, que deve ser avaliado no contexto que está inserido.

Por exemplo, uma empresa de AVCB para comércio pode avaliar por meio de uma série de detalhes como está sua empresa no mercado, tanto em questão de vendas quanto em visibilidade.

Embora possam parecer similares, as métricas e os KPIs são fatores diferentes. Isso porque uma métrica é parte do todo que é usado para avaliar determinados KPIs.

Os KPIs são indicadores para seus objetivos e para seu empreendimento, enquanto a métrica é um valor de medição simples.

Um ponto fundamental para identificar qual KPI você deve utilizar, e como uma métrica pode fazer parte dessa avaliação, é compreender o que pode ajudar sua equipe de gestão a tomar decisões para a melhoria da empresa.

O ponto-chave aqui é compreender que o indicador-chave de performance deve ser uma ferramenta valiosa, que permite a seus gestores tomar atitudes e decisões que alavanquem a empresa com inteligência e sabedoria.

Como escolher um KPI?

O primeiro aspecto que deve ser levado em conta na hora de escolher um indicador para avaliação é a relevância dele para seu objetivo. Digamos que você queira aumentar suas vendas em um e-commerce.

Neste caso, a avaliação de quanto os clientes gastam em média no seu site acaba sendo um importante indicador para tomar decisões futuras, e deve ser utilizado na análise de dados.

Ademais, a medição da performance de seus objetivos é realizada através dos KPIs, por isso é importante identificar o quão ligados eles estão com cada um de seus objetivos.

Por exemplo, uma empresa de instalação de motor para portão deslizante precisa de uma série de ações de engajamento para conseguir apresentar seu serviço na internet, e os KPIs ajudam a compreender as melhores ações.

Isso porque a escolha incorreta de um indicador para uma análise pode apresentar resultados errados, o que pode acabar levando suas ações para um caminho errado. Por isso, é importante identificar as características que tornam um KPI adequado para a empresa.

Disponibilidade de mensuração

Esse primeiro elemento é fundamental, e um tanto quanto óbvio. Para escolher um bom KPI, ele precisa estar disponível para avaliação. Isso significa que você precisa dos dados que serão mensurados prontos para poder realizar a ação.

Para quantificar seu retorno de investimento, por exemplo, você precisa que esses valores estejam disponíveis, assim será possível utilizá-los como base para conseguir avaliar a situação da empresa.

Importância para o negócio

A análise do KPI deve gerar resultados importantes para a avaliação da empresa. É preciso identificar quais são os resultados e o quão alinhado com os objetivos do empreendimento as ações estão.

Sua empresa de pavimentação asfáltica para estacionamento, por exemplo, possui alguns elementos únicos, que devem ser levados em conta na hora de definir quais KPIs serão utilizados.

Por isso, é preciso ter sempre em mente que a análise de KPI deve estar focada nos elementos principais escolhidos como base de seu negócio.

Relevância de métrica

Para obter resultados adequados com a análise de KPI, é importante se atentar aos elementos que serão avaliados. Existem muitas métricas úteis para a empresa, que mostram de fato a movimentação durante um período.

Entretanto, é preciso tomar cuidado com as chamadas “métricas de vaidade”. São elementos que não tem relevância para as empresas, mas ficam bonitas em um relatório. É o caso do engajamento em redes sociais, por exemplo.

Curtidas e comentários em publicações podem ser uma métrica que deixa feliz a equipe de gestão e de marketing, mas tem pouca ou nenhuma relevância para uma análise séria, uma vez que não mostra nenhum resultado concreto.

Fazer escolhas mais Inteligentes

A análise desses dados através de um bom KPI deve ser a base para a tomada de decisões mais inteligentes por parte de sua equipe de gestão.

Isso porque com estes dados, é possível mensurar uma série de escolhas que podem ser tomadas e decidir o melhor caminho.

Sua empresa de estruturas metálicas, por exemplo, pode se beneficiar com boas escolhas tomadas após uma análise correta.

Essa é a base da utilização de uma ferramenta como o KPI. É preciso entender o andamento da empresa e quais são os objetivos que estão tentando ser alcançados, para conseguir conquistar melhores e maiores resultados com relação à empresa.

Periodicidade

Para identificar o sucesso de uma ação tomada com base em uma análise de KPI, é preciso que ela seja refeita com uma periodicidade constante. Isso porque a repetição da análise é o que permite identificar o sucesso ou fracasso das ações tomadas.

Por isso, é importante identificar quais métricas podem ser avaliadas periodicamente, para definir o quanto você pretende utilizar de um KPI para tomar decisões importantes.

Quais são os tipos de KPI que existem?

Dentre a infinidade de KPIs que existem, você pode identificar alguns elementos como parte de um grupo, o que pode ser essencial para definir a utilização correta dessas métricas para a análise.

Por exemplo, uma empresa de motor para porta automática acabará usando todas as categorias de KPI, mas precisa identificar quais serão os elementos usados em cada uma delas.

É importante planejar bem e definir quando você deve utilizá-los, e para facilitar a escolha, os KPIs acabam sendo divididos em três categorias, sendo:

KPI Primário

Os elementos primários de uma análise são aqueles fundamentais para seus objetivos. Esse é o tipo de métrica altamente relevante para o crescimento de sua empresa, e indicam o funcionamento dela e se as oportunidades de lucro estão sendo aproveitadas.

Dentre as principais métricas do KPI primário, podemos citar:

  • Tráfego no site;
  • Taxa de conversão;
  • Receita total;
  • Leads.

Aqui, os resultados são diretos, e acabam gerando o interesse dos cargos superiores de uma empresa.

KPI Secundário

Os KPIs secundários usam os primários como base, mas acabam se aprofundando em um elemento específico da análise.

São ferramentas preciosas para gerentes de áreas específicas da empresa, uma vez que podem lidar diretamente com os objetivos e resultados.

A ideia dos KPIs secundários é justamente apresentar os motivos que geraram os resultados primários. Assim, é possível identificar quais ações estão levando a empresa no caminho que ela está seguindo.

KPI Prático

O KPI prático é uma análise mais voltada para o operacional da empresa. Aqui, são utilizados os números e elementos detalhados para avaliar a situação de uma empresa.

Os testes práticos são muito mais constantes que os anteriores, uma vez que as equipes de marketing e vendas precisam de resultados rápidos sobre as ações escolhidas para determinar sua eficácia.

Para mensurar a eficácia da campanha de marketing de um projeto de paisagismo de alto padrão, por exemplo, existe uma série de fatores práticos que podem ser levados em conta.

Aqui é onde a maior parte das métricas são avaliadas, principalmente aquelas relacionadas à visitação e conteúdo apresentado em sites e redes sociais.

Considerações finais

O KPI é um dos principais elementos para garantir o sucesso de sua empresa, principalmente quando você precisa mensurar suas atividades.

Essas importantes ferramentas de pesquisa permitem compreender toda a situação atual da empresa e como utilizá-la corretamente.

Por isso, é importante entender a necessidade de trabalhar os objetivos da empresa e utilizar estratégias pautadas em ferramentas que permitam uma boa escolha na hora de tomar decisões.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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