Sexta, 26 Abril 2024

Uma das dúvidas mais importantes que um gestor ou diretor de uma usina têm é o de como aumentar a produtividade na usinagem. Afinal, um aumento de produtividade é a resposta ideal para quem quer reduzir custos, aumentar o lucro e garantir mais sucesso para a sua empresa, inclusive com aumento de competitividade no mercado interno ou no externo, caso a empresa trabalhe com exportação.

Hoje em dia, o setor de usinagem de peças tem um papel importante no crescimento do PIB nacional. É claro que, em 2020, o PIB brasileiro deve ter se retraído próximo de 5% por causa da pandemia do novo coronavírus, mas o segmento de indústrias pode ajudar a puxar a recuperação econômica em 2021. Como o segmento de usinagem promove peças para as indústrias, é fato que estamos vendo um momento importante para que as usinas possam aumentar seu faturamento.

Para isso, no entanto, é importante saber como aumentar a produtividade na usinagem. Quer ver como? Então confira algumas dicas a seguir!

5 dicas de como aumentar a produtividade na usinagem

1. Tenha um bom maquinário

Aumentar a produtividade de uma indústria qualquer, independentemente do seu segmento, envolve dois processos: ter máquinas melhores e organizar o fluxo produtivo. O primeiro processo determina o teto que a produtividade da empresa pode alcançar. O segundo determina quanto dessa produtividade será realmente alcançada.

Uma empresa com um fluxo produtivo bem organizado, mas máquinas velhas, pode alcançar um determinado nível de produtividade, mesmo maior do que a de empresas com maquinário novo. No entanto, estará sempre limitada pela capacidade das suas máquinas.

Portanto, vale a pena começar esse processo de otimização da produção indo até fornecedores como a Braniva e procurando por máquinas que sejam mais eficazes para a sua empresa, que produzam mais e que possam aumentar o teto de produtividade do seu negócio.

2. Faça uma análise do fluxo de produção

Com um teto de produtividade maior, é hora de começar a alcançar essa produtividade com um fluxo de produção mais organizado e capaz de realmente explorar ao máximo a capacidade das máquinas.

Para isso, o primeiro passo é analisar o fluxo de produção da sua empresa. Comece adicionando pontos de captação de dados em todos os processos internos da sua fábrica. Isso ajudará a montar um mapa estatístico da sua produção, identificando gargalos produtivos e permitindo que você possa melhorar esses resultados.

3. Invista no treinamento da sua equipe

O próximo passo para melhorar a sua produtividade é investir em treinamentos para a sua equipe. O primeiro deles deve ser focado na capacidade de explorar melhor as máquinas novas compradas para o seu negócio. Desse modo, será possível dar melhor uso ao maquinário comprado.

O segundo ponto de treinamento deve ser justamente na organização do fluxo interno do negócio, de modo a garantir que a organização do trabalho seja mais produtiva.

Em seguida, os funcionários precisam aprender como eles próprios podem ser mais produtivos internamente. Cada 1% de produtividade a mais que cada colaborador encontrar, melhor será para a empresa.

4. Faça estudos para melhorar a produção

Em seguida, invista na realização de estudos para poder tornar a sua indústria mais produtiva. Esses estudos não precisam necessariamente serem estudos científicos realizados pela sua empresa. Se houver verba para isso, melhor. Mas uma simples pesquisa em artigos científicos da sua área já podem ajudar bastante.

Essa pesquisa tem como objetivo identificar novos conhecimentos que possam melhorar sua produtividade. Talvez você descubra uma nova forma de trabalhar com os materiais de modo a melhorar seu aproveitamento, talvez encontre uma forma de garantir mais produtos feitos por hora. Seja como for, o objetivo é que a aquisição de novos conhecimentos possam melhorar a sua empresa como um todo.

5. Melhore a estratégia de programação

Quando falamos da produtividade de uma usinagem, estamos falando da capacidade de fazer mais peças com menos material ou com menos ações. Esse procedimento não é simples de ser obtido e nem é algo que podemos fazer em qualquer momento. Uma maneira de conseguir melhorar a produtividade da sua usinagem é ao mudar a estratégia de programação dos programas de CAD ou CAM que controlam suas máquinas. Esses softwares, normalmente, oferecem a capacidade de reduzir o esforço de corte das máquinas e melhorar seus parâmetros para melhorar a produtividade.

Por isso, estude melhor o software de controle das máquinas da sua fábrica. Isso ajudará a identificar oportunidades de calibrações para tornar a sua produtividade maior.

Pronto! Essas poucas dicas ajudarão quem quer aprender como aumentar a produtividade na usinagem. Colocando-as em prática, sua fábrica notará um aumento de capacidade produtiva no negócio, melhorando a produtividade e aumentando a competitividade da usina. Com isso, será possível se posicionar melhor no mercado e aproveitar esse momento de demanda por novas peças para alavancar os ganhos.

E aí, gostou das nossas dicas? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome