Sábado, 27 Abril 2024

Porto sem adaptar-se às tendências e sem se modernizar, será abandonado.

Dad 20NOV2023Configuração de novas logísticas, potencialização de modalidades de transporte - principalmente nos eixos das ferrovias Norte-Sul e Carajás, uma das maiores ferrovias de passageiros do País - e conectando o terminal marítimo de Ponta da Madeira e os portos de São Luiz e Itaqui, no Maranhão. Está em construção o maior porto brasileiro, nos próximos 30 anos. Em volume, já é pelo minério. Em 16 de junho último, foi inaugurada a Ferrovia Norte-Sul, ligando Maranhão e São Paulo. Está implantado um eixo estruturador com extensão de 2.257 km.

Veja mais
* Porto de Santos tem projeto de desenvolvimento e competência de realizar

Compondo esse cenário de competitividade e fator de progresso nacional, no extremo inferior da linha imaginária que cruza áreas da pujante produção nacional, é anunciado um dinâmico canteiro de obras do Porto de Santos, sem ainda ser possível assegurar o seu sucesso necessário. Entretanto, há competência técnica de excelência e, também, aptidão política para conduzir, com êxito, um projeto de governo complexo e intenso. É hora de acontecer o novo tempo do comércio internacional brasileiro.

Veja ainda
* Porto de Santos como imenso canteiro de obras

Entre os dois extremos, está instituída uma estruturação logística para fluir contêineres e cargas gerais em direção ao norte, cujos portos de grandes marés e, portanto, de maior profundidade, são elementos essenciais nos planejamentos logísticos de longo prazo dos portos do Maranhão. Caso, como a Ferrovia transversal e de Integração Oeste-Leste (FIOL) aproximando os estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Bahia, predomina o foco no transporte de carga e sem tendência ao transporte de passageiros como ocorre, principalmente, na Europa.

Veja também
* Mercado ferroviário vive melhor momento desde a década de 1990

O alcance logístico, com predominância pelas ferrovias, destaca a visão e missão do planejamento de tráfego. Ao analisar o desenvolvimento dos portos maranhenses como ponto nodal, é possível perceber parâmetros estruturantes e essenciais para serem atingidos objetivos de uma excelente estratégia portuária. Tanto na sua implementação, quanto para validar uma boa política de negócios. Portanto, não há tempo a perder no Porto de Santos.

Veja mais
* Maranhão integra seus portos e impulsiona o progresso

No Maranhão situa-se a plataforma brasileira de lançamento de foguetes espaciais, de Alcântara. Um centro tecnológico de ponta. Faz bem ao Porto de Santos disputar hinterlândia com o complexo portuário do Maranhão, que compõe o Arco Norte, cujos portos já superam exportação de grãos de Santos. Nessa linha logística, o fluxo de mercadorias movimentadas proporciona vastas oportunidades na atividade típica dos condomínios logísticos.

Veja ainda
* Congresso deve barrar tragédia de Alcântara

O Maranhão de Oportunidades é um programa de desenvolvimento, com modelos econômicos modernos, fomentador de potencialidades industrial, agronegócio e portuária, focando o progresso. No complexo portuário de Santos há também projetos anunciados. Entretanto, preocupa a baixa efetividade das ações, para as quais já existem previsão orçamentária e decisão política.

Veja também
* O túnel submerso do Porto de Santos está chegando

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto