Sábado, 27 Abril 2024

Os fundos de ajuda mútua voltados ao socorro dos associados, o que justificava a existência das associações durante o Império (1822-1889)

Ante tanta desesperança com uma solução para preservar o Instituto de Seguridade Social Portus, dos empregados das empresas de portos estatais, está posta uma proposta, como uma solução sustentável. “Portus: O equilíbrio sobre o desequilíbrio”, de autoria do engenheiro Cláudio J. M. Soares, Conselheiro de Administração da Companhia Docas do Rio de Janeiro – CDRJ – representante dos empregados, pauta esse debate urgente, neste Portogente. Esse instituto que se constitui uma conquista dos portuários, como proteção social, é vítima de desmandos havido na sua administração e por parte das administrações portuárias.

Dad 29JAN2024 Portus

Veja mais
* O Portus dos portuários de Santos está arriscado

A título de exemplo, a CDRJ é acusada de uma dívida de 1 bilhão de reais ao Portus. No ano passado, o atual presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini, em reunião no SINDAPORT, sindicato da administração portuária, reconheceu uma dívida com o Portus de R$ 100 milhões. que “ele vem colaborando”, segundo um diretor do sindicato, e tem outra ação em andamento contra a Autoridade Portuária de Santos de R$ 1 bilhão, referente à Reserva de Tempo de Serviço Anterior (RTSA). Essa situação, como Portogente tem enfatizado, prejudica a conformidade (compliance) do Governo Federal e emperra a busca de uma solução financeira para o instituto.

Veja ainda
* Ações contra o Portus se multiplicam e Sindicato do Pará sai na frente

Essa mesma situação se assiste nos desvios dos fundos de pensão da Caixa Econômica, Correios e Petrobrás. Por que não se investiga as irregularidades do Portus? Essa fragilidade na relação do Instituto com os assistidos dificulta uma solução negociada. Acrescente-se o afã de privatização do governo anterior rivalizando com medidas coletivas, ameaçadoras aos direitos dos assistidos, com descontos de 18,47% no benefício. Metaforicamente, trata a dor de cabeça com guilhotina.

Veja também
* Assinado acordo de reconstrução do Portus

Portus - Equilíbrio sobre o Desequilíbrio, no Portogente, é um debate aberto a todos interessados nessa questão. Assim, estimula uma solução que abranja um universo de 10 mil participantes, com reflexos nas suas famílias. Chama a atenção a forma displicente como essas questões veem sendo tratadas até agora. Com um primitivismo de gestão que não se pode esperar algum resultado senão dor de cabeça aos assistidos.

Veja mais
* Para salvar o Portus

Esta oportunidade, na busca de um resultado como práticas e do interesse de uma coletividade de trabalhadores, convoca os assistidos do Portus. Há uma questão rumorosa que indaga: a quem, de fato, essa administração do Portus presta contas e pelo quê? Trata-se de uma instituição que envolve a governança de órgãos em cuja administração predomina gestores por indicação política e, não poucos, investimentos do fundo cujo caráter republicano deveria ser verificado como objeto de processo investigativo.

Veja também
Portus: o equilíbrio sobre o desequilíbrio

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto