Sábado, 27 Abril 2024

Os integrantes da missão empresarial que visitou a China durante dez dias retornam ao Brasil neste fim de semana trazendo importantes informações para o aprimoramento da cadeia logística nacional. Cerca de 120 pessoas foram ao continente asiático, em missão organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Direto de território chinês, o professor e doutor em Direito, Osvaldo Agripino de Castro Junior, afirmou por e-mail ao PortoGente que o intercâmbio com a China pode ser útil para aperfeiçoar a logística no Brasil e para qualificar os estudantes do setor. Mas para que isso se torne realidade, Agripino acredita que os brasileiros precisam estudar mais o idioma inglês e, principalmente, o mandarim.

* Brasil deve enfrentar China em busca de novos mercados?
* Indústria brasileira abre fogo contra estrangeiros e importações

Durante a missão, Agripino esteve em Macau, onde participou de um seminário e fez aproximação com professores indianos interessados em parcerias e cooperação acadêmica de mestrado e doutorado com universidades brasileiras. A barreira da língua, segundo o professor, deve ser superada pelos alunos antes do intercâmbio acadêmico se realizado.

De volta à China, Agripino avaliou que entre as lições que o Brasil pode aprender com a potência asiática está o planejamento da movimentação de cargas. “Estamos evoluindo, exportando e importando muito, mas a logística não está acompanhando. Precisamos de técnicos, e a China, pelo que já fez neste ponto, está mais avançada”.


Missão brasileira visitou o gigantesco Porto de Shenzen

A corrente comercial entre Brasil e China no período de janeiro a agosto deste ano aumentou 52,4% em relação aos oito primeiros meses de 2009. Agripino lembra, ainda, que os negócios entre os dois países são mais amplos, citando que a empresa chinesa Sinopec adquiriu 40% da Repsol no Brasil pelo considerável valor de US$ 7,1 bilhões no começo deste mês.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto