Sábado, 27 Abril 2024

Em encontro, no dia 12 último, com os empresários de São Paulo, o ministro-chefe da Secretaria de Portos (SEP), Helder Barbalho, pediu para que o setor privado participe do leilão dos terminais nos portos de Santos (SP) e do Pará, programado ainda para este ano. “Os clientes que fazem a economia nacional estão demandando expansão na estratégia portuária para fazer fluir o escoamento da nossa produção. E o governo está construindo as condições para que esse investimento privado possa acontecer”, disse, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), para um grupo empresarial bem seleto. Na sequência ao leilão do dia 9 de dezembro, o ministro informou, no primeiro semestre de 2016, a SEP estará atuando na licitação de 21 terminais, e no segundo semestre outros 41 terminais.

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
Skaf Helder
O setor portuário está em absoluta curva crescente, disse ministro dos Portos na sede da Fiesp

Durante a reunião, o ministro reforçou os números do Plano de Investimento em Logística (PIL) do governo para o período 2015-2018. Do investimento de R$ 198 bilhões previsto para o Plano, R$ 37,4 bilhões devem ser destinados ao setor portuário.

Alguns empresários se queixaram do excesso de regulação pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Segundo eles, a burocracia com aprovações de alguns projetos e processos trava a atividade do setor. Barbalho, no entanto, afirmou que a regulação excessiva pode ser positiva no que se refere à segurança do negócio.

“Se num primeiro momento, a demora para liberação deste leilão, por exemplo, e dos conceitos aprovados pelo TCU representou angústia, eu tenho certeza que, nesse momento, ela serve como tranquilizadora de que não vamos errar”, explicou o ministro ao se referir à atuação do TCU no próximo leilão como exemplo.  E no caso da burocracia pela Antaq, Barbalho afirmou que a relação com a agência “hoje tem sido a melhor possível, todas as demandas estão tendo plena resposta”.

O titular da pasta afirmou que o setor portuário está em absoluta curva crescente. "Crescemos 4,8% no último ano, e as previsões desse ano são de ampliação desse crescimento."

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto