Sexta, 26 Abril 2024

A complexidade do regime tributário e da legislação brasileira é um dos principais desafios para o êxito de empreendimentos em território nacional. Diante desse cenário, empresários são obrigados a lidar com a possibilidade de receber multas e autos de infração a qualquer momento. É possível, entretanto, se planejar para evitar processos judiciais e resolver as causas ainda na esfera administrativa.

A defesa do contribuinte por meio de um processo administrativo é de extrema relevância para a saúde financeira de pessoas físicas e jurídicas. Para isso, é necessário estar amparado por um profissional contabilista, principalmente com especialização em legislação tributária e afeito aos procedimentos administrativos fiscais exigidos pelo Estado.

contabil calculos
Imagem de Jacqueline Macou/Pixabay

Leia também
* Aproveitamento de créditos de PIS e COFINS pelo lucro real

Uma defesa administrativa bem fundamentada e estruturada, amparada por um parecer/laudo contábil-tributário pode reverter multas e impedimentos ainda na esfera administrativa, corrigindo ou anulando autos de infração. É importante ressaltar que os casos levados ao ambiente judicial obrigam o contribuinte a garantir o juízo do valor total cobrado ou mesmo a disponibilizar bens no valor requisitado.

Após o processo de fiscalização, cumpridas ou não as exigências fiscais e sendo elaborado o Auto de Infração e a Notificação pelo fisco com o intuito de coibir e corrigir irregularidades e a consequente cobrança do crédito tributário e respectivos consectários, abre-se ao contribuinte o direito do exercício da ampla defesa e contraditório amparados por lei, seja na esfera administrativa, seja na esfera judicial.

Em decorrência dos longos anos de experiência exercendo a função de perito judicial contábil, posso afirmar que são razoáveis a possibilidade de se obter vitórias na esfera administrativa. É importante salientar, ainda, que o processo administrativo abrange várias fases do trâmite contencioso, desde os órgãos julgadores primários até as instâncias superiores.

Assim, não obstante os conhecimentos jurídicos do qual dispõem os advogados em território nacional, é preciso ressaltar que, na maior parte das ocorrências, o cerne da infração encontra-se nos meandros das ciências contábeis e que estão sob o domínio de profissionais contabilistas, mormente os especialistas na área tributária. Ou seja, perde-se na esfera administrativa acentuada probabilidade de utilizar a habilidade do profissional contábil para obter resultados positivos ainda no processo administrativo.

fernando salles peritoVale destacar também que a defesa do contribuinte, quando feita administrativamente, será sempre menos onerosa, pois evita as despesas processuais, honorários de sucumbência e demais exigências do processo judicial.

Fernando Salles atua há mais de 30 anos como contador/gerente de Contabilidade em empresas nacionais e multinacionais e há 15 anos dedica-se à Perícia Contábil Judicial. Atende a 18 juízes em Varas na Baixada Santista, Capital e interior de Campinas, além de Brasília e dos estados de Minas Gerais e Ceará. Trabalha com demandas voltadas às modalidades bancária, tributária e dissolução de sociedade, entre outras. Participação em Planejamento Tributário com significativa redução de carga tributária em empresas de transportes, concessionárias de veículos e indústrias de papel e celulose. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome