Sábado, 27 Abril 2024

Os municípios com maiores números de contratação no período foram São Paulo, Barueri e Guarulhos

Dados recentes divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revelam que as cidades da região metropolitana de São Paulo criaram 320.054 novos postos de trabalho em setembro. Considerando as 292.725 demissões no mesmo período, o saldo positivo foi de 27.329 empregos. Comparado a agosto, quando houve 352.257 contratações, houve uma diminuição de 9,41% nas vagas criadas, enquanto as demissões (315.077) caíram aproximadamente 7,09%.

Empregos

Dos contratados em setembro, 54,76% eram homens e 45,24% eram mulheres, predominantemente jovens entre 18 e 24 anos (28,32%), seguidos por trabalhadores de 30 a 39 anos (26,92%). Quanto à escolaridade, 67,07% possuíam Ensino Médio Completo, 13,11% Ensino Superior Completo e 5,58% Ensino Médio Incompleto.

Os municípios com maiores números de contratação no período foram São Paulo (8.644), Barueri (781) e Guarulhos (565). Setores de indústria, administrativo e comércio são os principais empregadores na região em setembro.

Os municípios da região metropolitana conta com São Paulo, Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelo, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana do Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista.

Trabalho Temporário
O Caged revela que, no Brasil, o total de temporários foi de 67.658 pessoas. Francine Amadeu, gerente de Recrutamento e Seleção da Employer Recursos Humanos de São Paulo, enfatiza o importante papel do emprego temporário na economia, destacando que proporciona uma fonte de renda temporária para os trabalhadores, impulsionando a economia local.

Ele também observa que o emprego temporário oferece experiência diversificada, aumentando as oportunidades de emprego a longo prazo para aqueles que se destacam durante o trabalho temporário.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) prevê a criação de cerca de 470 mil vagas temporárias no 4º trimestre de 2023, um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a associação, as contratações devem ser impulsionadas principalmente pelo setor industrial (55%), seguido pelos setores de serviços (30%) e comércio (15%).

Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome