Sábado, 27 Abril 2024

Panorama Setorial da Robert Half mostra que empresas estão buscando profissionalização da força de trabalho

Com um faturamento anual de R$ 415 bilhões no Brasil, de acordo com dados do IPC Maps, a Saúde Privada está entre os setores mais aquecidos na busca por profissionais, segundo o Panorama Setorial da Saúde da Robert Half, consultoria global de soluções em talentos, lançado em março de 2024. O mercado de trabalho no setor cresce a uma média de 5,3% ao ano, enquanto o estoque total de trabalhadores tem crescido a uma taxa média anual de 3,8%¹.

Robert Half PixabayCrédito: Pixabay.

“A finalidade deste Panorama Setorial é apresentar aos gestores um quadro amplo do setor de Saúde, de modo a conectar as realidades do mercado às questões ligadas à gestão de talentos”, afirma Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul. “O material traz uma análise e alerta sobre como os profissionais podem impactar o resultado das companhias”, completa.

Busca por qualificação
O setor de Saúde vivenciou uma grande consolidação nos tempos recentes. As muitas fusões e aquisições do setor posicionaram o segmento como um dos que mais transacionaram nos últimos anos. No entanto, existe um longo caminho até que essas uniões deem origem a organizações coesas e eficientes, principalmente no que se refere à mão de obra.

“Até o momento, o que se vê são operações que inflaram e se tornaram mais complexas, porém com estruturas, processos e sistemas muitas vezes redundantes ou até mesmo incompatíveis. Por vezes, os negócios são desenvolvidos por uma força de trabalho que carece de habilidades técnicas e comportamentais essenciais para as posições”, diz Lucas Nogueira, diretor regional da Robert Half.

“Percebe-se um movimento das empresas em direção à profissionalização de sua força de trabalho, além de uma busca de maior senioridade principalmente na área financeira. Essa tendência visa reduzir as lacunas de formação, que percorrem desde as atividades operacionais até os níveis executivos”, acrescenta Nogueira.

Profissionais mais demandados
A expansão da base de clientes, o aumento na sinistralidade e nas fraudes de usuários dos planos de saúde fez explodir o volume de glosas nos pagamentos de clínicas e hospitais – problema que impacta diretamente o fluxo de caixa das empresas. O acúmulo dessas situações gerou a necessidade de recrutar um número cada vez maior de profissionais qualificados com conhecimentos especializados nas áreas de faturamento, auditoria e autorizações.

Segundo dados da Robert Half, no último ano, a maior procura foi por:

Analista/Assistente de Faturamento
Analista/Assistente de Autorização
Enfermeiro Auditor
Auditor de Investigação
Analista de Autorização (Pré/Pós)
Analista de Compliance
Analista de Legalização
Auditor de Riscos
Dadas as dificuldades para encontrar os perfis necessários, a alternativa frequentemente utilizada no setor costuma ser a de apostar no treinamento de colaboradores juniores, a “importação” de profissionais de maior senioridade, mais atualizados e vindos dos grandes centros ou a contratação por projeto de profissionais mais experientes para resolver backlogs e transferir know-how aos colaboradores permanentes da empresa.

Entre 2022 e 2023, mais de 90% das vagas abertas nas áreas de faturamento, auditoria, autorização e glosas foram por projetos com tempo determinado. De acordo com pesquisas da Robert Half, a alocação de profissionais por projetos é benéfica tanto para as empresas como para os colaboradores.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome