Sexta, 26 Abril 2024

Em 21 de julho último, menos de um mês depois do início das operações nas novas eclusas do Canal do Panamá, o navio conteineiro Xin Fei Zhou, da Cosco, colidiu com a parede da eclusa Agua Clara, situada no lado do Atlântico. O navio, de 335 metros de comprimento e 42.84 metros de boca, se movimentava para oeste quando colidiu com a estrutura, sofrendo uma avaria no casco, acima da linha d'água. Não houve feridos e nem poluição da água. A Autoridade do Canal do Panamá está investigando o incidente.

O primeiro acidente ocorrido nas novas eclusas do Canal do Panamá não aparece como surpresa para a Fundação Homem do Mar (FHM), braço educacional do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar). Um estudo independente realizado em um simulador para pesquisa e treinamento, encomendado à FHM pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) e concluído este ano, revelou que a navegabilidade do Navio, na entrada e saída das novas eclusas do Canal do Panamá, não ocorria de forma segura. Isso porque o bollard pull dos rebocadores requerido para a realização da manobra não era suficiente, conforme avaliado no estudo independente realizado pela FHM.

No aspecto náutico, durante as simulações de manobras, foi demonstrada a dificuldade de manter o controle do navio sob as condições ambientais frequentes no Canal do Panamá. Quanto ao uso dos rebocadores, o desempenho foi insatisfatório devido à sua baixa potência.

O estudo recomendou que fossem realizados treinamentos com todos os envolvidos nas manobras nas novas eclusas do Canal do Panamá e uma análise de risco, pois erros humanos ou situações como falhas de comunicação, cabo partido e avarias nos rebocadores (ou em seus equipamentos de uso direto na manobra) poderiam conduzir a um acidente com até poluição marinha e perda de vidas humanas.

“Fizemos uma análise detalhada nos nossos simuladores para pesquisa e treinamento, onde foram estudadas, em diferentes condições meteorológicas, as condições de manobrabilidade nas novas eclusas. O estudo, de fato, comprovou a grande dificuldade de manter o controle do navio nas manobras simuladas”, comentou o Coordenador da FHM, Mario Calixto.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome