Para recebimentode mercadoria a bordo, sua estivagem, transporte e entrega ao porto de destino,certamente haverá despesas com a sua manipulação, decorrentes do embarque,estivagem, peiação, rechego (operação de espalhar uma carga a granel sólido demodo uniforme por todo o compartimento), descarga e outras.

As despesas sãodesignadas por termos denominados berth terms, dificilmente utilizados emnavios tramps e especializados, a não ser que os primeiros estejamtransportando carga geral. Para formar os termos usados, utilizam-se das letrasiniciais das seguintes palavras inglesas:

                           F – free – livre de despesas para o armador;

                           I – in – no embarque;

                           O – out – no desembarque;

                           S – stowed – estivado;

                           T – trimmed – rechegado;

                           L – liner terms – termos de linha.

Assim, essasdespesas poderão ficar com o exportador, com o transportador ou com oimportador, dando origem às diversas formas de contrato:

a) FO – FREEOUT: despesas com o carregamento por conta do armador;

b) FI – FREE IN:despesas com a descarga por conta do armador;

c) LIFO – LINERIN FREE OUT: carregamento por conta do armador e descarga por conta doafretador;

d) FIO – FREEIN AND OUT: despesas com carregamento por conta do afretador;

e) FIOS – FREEIN OUT AND STOWED: despesas com o carregamento, estivagem e descarga porconta de terceiros;

f) FIOT – FREE,OUT AND TRIMED: o armador fica livre de despesas com o carregamento, rechegoe descarga;

g) FIOST – FREEIN, OUT, STOWED AND TRIMED: o armador fica livre de despesas com ocarregamento, rechego e descarga; 

h) FIS – FREE IAND STOWED: o armador fica livre de despesas com o carregamento e com aestivagem;

i) FIST – FREEIN, STOWED AND TRIMED: o armador fica livre das despesas com o carregamento,estivagem e rechego;

j) FILO – FREEIN, LINER OUT: o armador fica livre das despesas com o carregamento, mas asde descarga correm por sua conta;

k) FISLO – FREEIN AND STOWED, LINER OUT: o armador fica livre das despesas com carregamentoe estivagem, ficando a descarga sob sua responsabilidade.

 

 

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