Sexta, 26 Abril 2024
Navegação lacustre é uma modalidade de transporte realizada em lagos e tem como principal característica a ligação entre cidades e países circunvizinhos. É um modal de transporte bastante restrito em face de serem poucos os lagos navegáveis, especialmente em termos de profundidade.

Quando a utilização dos lagos é complementar à navegação de cabotagem, como ocorre no Brasil com a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, ela não se constituirá num modal lacustre. Trata-se de um modal bastante incipiente, não tendo importância numérica nas estatística do transporte de cargas no comércio internacional. As suas rotas são determinadas por vias adequadas, providas pela própria natureza e estabelecidas pelo homem.

No exterior, a navegação lacustre é bastante utilizada no escoamento de cargas nos Estados Unidos, especialmente ao longo do Rio Mississippi. Da mesma forma que o transporte fluvial, já que os veículos utilizados são basicamente os mesmos, o consumo de combustível é muito baixo, o que torna o seu frete atraente. Apresenta as mesmas vantagens da modalidade fluvial quanto à segurança, bem como ao nível de poluição que provoca e ao baixo custo de manutenção das vias navegáveis.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias