Os serviços estiveram presentes ao longo de todo o desenvolvimento dos processos de fabricação de bens tangíveis, sempre de forma crescente. Mesmo assim, até a década de 1950, a indústria de manufatura era a que mais se destacava no cenário político e econômico mundial; as chaminés eram vistas como símbolo de poder, já que eram responsáveis pela maior parte do PIB dos países mais ricos.

gest da prod manu serv fig 1
Exemplo de um produto manufaturado que o brasileiro gosta tanto: o carro.
Imagem adaptada de: (http://economia.ig.com.br/exportacoes-do-pais-continuam-em-alta-mesmo-com-crises-e-dolar/n1300015694066.html) retirado em: 15/02/15.

Ainda nessa época, os manuais e trabalhos acadêmicos sobre produção designavam apenas os trabalhadores ou os processos relativos à fase da produção, conhecida como “chão-de-fábrica”; assim, elas abordavam temas referentes à fabricação de bens tangíveis, sendo-os: arranjo físico, processos de fabricação, planejamento e controle da produção, controle da qualidade, manutenção das instalações fabris, manuseio e armazenamento de materiais, produtividade da mão-de-obra direta e entre outros. Isso ficou sendo chamado como Gestão da Produção.

gest da prod manu serv fig 2
Exemplo de profissionais que oferecem diversos tipos de serviços.

Entretanto, atualmente, o setor de serviços emprega bem mais e gera a maior parcela do PIB na maioria das nações do mundo do que antes, passando-se a dar ao fornecimento de serviços um tratamento semelhante ao dado para as manufaturas. Com isso, começou a ser incorporado muitas das técnicas usadas pela engenharia industrial nos setores de serviço também, sendo assim, houve uma ampliação do conceito de produção, abrigando também os de serviços e passando a se chamar também de operações.

Isso significa que o termo “operações” abriga todo o conjunto das atividades de uma organização referentes à produção de bens e/ou serviços, sendo assim, a Gestão da Produção/Operações é a gestão do conjunto de técnicas e conceitos utilizado no conjunto dessas atividades.

Referências:

Martins, P., Laugeni, F. Administração da Produção. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005

Saiba mais

Escola Virtual Portogente: Curso Gratuito "Operações Portuárias";
Escola Virtual Portogente: Curso Gratutio"Trabalho Portuário na Operação";
Opinião Portogente, Milton Lourenço em: "Comércio exterior: maior integração";
Dia-a-Dia Portogente: "Portuários contra ampliação da terceirização";

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s