Sábado, 27 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos da maneira de classificar os diversos tipos de locomotivas a vapor.

  

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Ao ver uma locomotiva a vapor, uma pergunta que se faz é por quê uma diferença tão grande dos diâmetros das diversas rodas. As rodas maiores são as que recebem a força para o deslocamento do trem e são denominadas de motoras. As menores não recebem esforço e são denominadas portadoras ou carregadoras. 

 

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Roda com eixo motor


Como era necessário evitar a fadiga das bielas e manivelas e ao mesmo tempo obter uma grande velocidade de rotação nas rodas dos eixos motores, era importante ter rodas com grandes diâmetros. Normalmente os diâmetros  variavam de 1,80 m a 2,10 m para locomotivas velozes dos trens de passageiros e de 1,20 m e 1,50 m para as locomotivas mais lentas, dos trens de carga.

 

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Locomotiva a vapor fabricada nos Estados Unidos

 

Normalmente os eixos motores eram acoplados em número de 2, 3 e até 4, em forma de boggies ou truques, os quais permitiam uma melhor aderência e também guiavam as rodas nas curvas. Da mesma forma os eixos não motores, portadores ou carregadores, também guiavam as rodas nas curvas e além de permitirem uma melhor distribuição do peso da locomotiva.

As diferentes locomotivas a vapor eram classificadas pelo número de rodas dos eixos motores e portadores, contados a partir da dianteira da locomotiva, de acordo com Frederick Methvan Whyte.

 

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Whyte Notation

 

Por exemplo, uma máquina que não tinha o eixo portador dianteiro e 2 eixos motores e um eixo portador traseiro, era denominada de 0.4.2. Uma outra locomotiva com 3 eixos motores era representada por 0.6.0  e denominada de aderência total pois não tinha eixos não motores.

No início da era ferroviária do século XIX a locomotiva de um só eixo trator era comum. Entretanto, a última locomotiva com um só eixo motor a circular na Inglaterra fez sua última viagem em 1934, após 48 anos de serviço. Apesar de ter sido construída em 1886, época que dificilmente era fabricada uma locomotiva com essa característica, ela trafegava de Carlisle a Edimbourg a uma velocidade comercial de 95 km/h.

A locomotiva 2.2.0, 1 eixo portador dianteiro, 1 eixo trator e sem eixo portador traseiro foi denominada de American, pois começou ser fabricada nos Estados Unidos em 1837, onde foi utilizada por muito tempo. Pertenceu a essa classificação a famosa General, da Western and Atlantic Railroad, construída em 1855. Da Pioneer, também uma 2.2.0, foram construídas centenas de exemplares entre 1865 e 1880.

Essas 2 classes de locomotivas tinham as características das máquinas americanas dessa época:

·  A chaminé bem larga para reter as partículas de fagulhas de lenha

·  Possante lanterna a petróleo na dianteira

·  Proeminente limpa-trilhos denominado de caça-boi

·  Abrigo coberto para o maquinista, conforto que não existia nas locomotivas européias

 

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Locomotiva 4.4.0

 

Referências bibliográficas:

Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.

BRINA, Helvécio Lapertosa. Estrada de Ferro. Belo Horizonte: UFMG, 1988.

Enciclopédia Delta Universal, vol. 6 e 9. 1985

Enciclopédia Barsa vol. 6 . 1987.

www.answers.com/topic/uic-classification

www.answers.com/topic/locomotive

www.kancoll.org/articles/malin/tbc.html

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