Domingo, 28 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos da interface dos terminais e serviços ferroviários

 

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Enquanto no Brasil a carga geral é pouco transportada pela ferrovia, devido a falta de terminais de transbordo e a de contêineres domésticos (os contêineres marítimos estão vinculados a armadora), a Europa, que possui o modelo estatal para as ferrovias, optou pela oferta apenas da tração das composições de carga, ficando o serviço de terminais e a aquisição dos vagões por conta das operadoras de transporte de carga.

 

Na França, de acordo com o “Rapport sur le transport combiné”, do Conseil National des Transports (2005),  a Novatrans e a Compagnie Nouvelle de Containers são arrendatárias das instalações de carga junto às estações ferroviárias e operam como empresas rodoviárias, na coleta e distribuição das mercadorias, concentrando os grandes volumes nos terminais ferroviários através do transporte combinado, utilizando o contêiner doméstico, lá denominado de caixa móvel. O  contêiner marítimo é utilizado quando o tráfego é de exportação ou importação. O transporte combinado também utiliza vagões para o transporte de carretas, as quais são embarcadas com o emprego de pórticos com pinças.

 

 

Terminais de transbordo na rede ferroviária francesa

 

A SNCF, empresa estatal ferroviária da França,  efetua apenas a tração das composições, as quais têm horários fixos de partida e chegada, trafegando a velocidade de 150 Km, em trens leves e curtos.

 

As duas operadoras, CNC e Novatrans, disputam o mercado francês, trabalhando lado a lado, com seus trens circulando nas mesmas linhas, condições que resultam em serviços eficientes, voltados às necessidades dos clientes, com tarifas menores que as rodoviárias.

  

 

Equipamentos da Novatrans - França. Fonte: SNCF

   

O serviço de alta velocidade e com hora marcada permite abastecer o mercado parisiense com produtos hortifrutigranjeiros e pescados frescos, embarcados nas regiões produtoras do Mediterrâneo.

 

Na Europa, também segundo o Conseil National des Transports (2005), o serviço de carga tem as mesmas características e outras operadoras, além da Novatrans e CNC, também oferecem serviços atendem a França, Alemanha, Bélgica, Itália, Suíça, Holanda e Europa Oriental.

 

 

Serviços ferroviários de carga na França.

Fonte: Conseil National des Transports-2005. 

 

O serviço de carga na França e em toda Europa Ocidental dispõe de material rodante especializado utilizando vagões especializados para todos os tipos de carga, tracionado por locomotivas elétricas potentes, multi-voltagem condição que permite a circulação em diversos países, que atingem altas velocidades.

     

 

Vagão Porta-carreta e vagão porta-contêineres. Fonte: SNCF

 

 

 

Operadores ferroviários europeus.

Fonte: Port Autonome du Havre

 

 

Referências bibliográficas:

SNCF Societe National  des Chemins de Fer - 2004

 

Logística e Transporte para Produtos de Alto Valor Agregado no Contexto Brasileiro - ANTT - UFSC - 2004

 

CNC- Cie.Nouvelle de Containers  e Novatrans - França - 2005.

 

Um Estudo Sobre a  Participação do Modal Ferroviário no Transporte de Cargas no Brasil – Sílvio dos Santos – UFSC – 2005

 

Rapport sur le transport combiné - Conseil National des Transports -2005

 

Port Autonome du Havre - 2005

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