Sábado, 27 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, voltamos a falar da sinalização das ferrovias.

 

*************************

 

Os sinais e as sinalizações utilizados nas estradas de ferro eram um conjunto de informações e controles isolados que disciplinavam a circulação dos trens. Somente após a invenção do Controle de Tráfego Centralizado (CTC) é que todo esse conjunto começou funcionar como um sistema integrado de controle da circulação e da segurança dos trens.

 

CTC - Controle de tráfego centralizado

ATC - Controle de tráfego automático

ATS - Sistema de tráfego automático

ATO- Operação de tráfego automática

 

Ao contrário de simples ordens verbais ou escritas, o CTC era um sistema composto por circuitos de via, reles elétricos e sinais indicativos de tráfego, ligados a um centro de controle de onde eram comandados os sinais.

 

Os circuitos tinham uma lógica de intertravamento que eram acionados pela própria presença do trem na linha. Quando uma composição entrava num trecho livre, isto é, foco verde, a corrente elétrica no circuito de via acionava o foco vermelho. O circuito anterior tinha o foco no amarelo

 

 

Para controlar a circulação, todos os sinais e as linhas eram representados em um painel mímico-cinético no Centro de Controle Operacional (CCO), com o qual estavam interligados através de fios e cabos elétricos. Os trens e os sinais eram representados por luzes sobre o painel.

 

 

Do CCO, os operadores de tráfego podiam controlar cada trecho da via, disciplinando o fluxo de trens. Devido ao seu alto custo e as dificuldades de manutenção (fios, cabos, reles e chaves) o Controle de Tráfego Centralizado era implantado somente em ferrovias de linha dupla e tráfego intenso.

 

Referências bibliográficas

Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.

www.poli.usp.br/d/ptr2501

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!