Sábado, 27 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, finalizaremos o assunto sinalização das ferrovias.

 

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O roubo de fios e equipamentos e como conseqüência as freqüentes interrupções de tráfego têm direcionado as ferrovias para sistemas menos vulneráveis. As estradas de ferro que têm na carga sua principal atividade estão optando por sistemas de sinalização baseado em tecnologia sem fio, através do emprego de rádio ou GPS.

 

Com tráfego menos denso do que os metrôs e trens metropolitanos e cobrindo centenas de quilômetros de linha, a utilização da sinalização convencional com centro de controle operacional interligado ao longo de toda a via, tornou-se caro e frágil quando comparado aos sistemas sem fio. Como as funções básicas da sinalização ferroviária são a detecção e localização de trens na linha, o intertravamento, ou seja, o bloqueio das rotas que estão sendo utilizadas, a manutenção de espaçamento mínimo entre trens e a determinação de perfis de velocidades seguras, os sistemas telemáticos foram desenvolvidos procurando atender essas funções que enfim dão a segurança necessária a circulação dos trens.

 

 

Sistema de sinalização baseada na telemática

 

Enquanto a sinalização clássica controla os trens nos espaços entre os sinais, a telemática utiliza o conceito CBTC, o qual representa: controle de trens baseado em comunicação. O CBTC além de dispor de alguns códigos e procedimentos padrões está baseado fundamentalmente na obediência do maquinista as determinações da central de controle operacional.

 

Modernamente dispositivos utilizados inicialmente no controle e segurança de frotas de caminhões, como por exemplo, o bloqueio de combustível, têm sido usados também na ferrovia quando ocorre o desrespeito a sinalização ou a velocidade.

 

Inicialmente, sistemas de rádio foram utilizados na sinalização ferroviária, mas atualmente com o desenvolvimento, barateamento e o aumento de sua precisão o GPS tem sido o sistema escolhido. 

 

 

Entretanto, apesar de uma eficiente comunicação esses sistemas baseados na telemática necessitam de dispositivos que possam detectar a integridade do trem, ou seja, caso algum vagão ou parte da composição se desprenda do trem o maquinista deverá ser alertado. A utilização de rádio na cauda da composição emitindo um sinal continuo tem sido utilizada. As ferrovias com maiores densidades de tráfego utilizam circuitos de via e mesmo transponderes para essa finalidade.

 

 

 

 

Referências bibliográficas

www.poli.usp.br/d/ptr2501

Telecomunicações na Sinalização Ferroviária - Companhia Vale do Rio Doce – Manoel Santana

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