Sábado, 27 Abril 2024

Logística é um campo que deve se expandir para área que não se conscientizou de sua importância (Ronald Balou)

A mobilização da comunidade do Porto de Santos na conquista de uma profundidade de 17 metros para o seu canal de acesso, tem meta da autoridade portuária para ser implantado em 2030. Entretanto, é imperativo e suficiente nesse prazo, estabelecer uma abordagem mais ampla. São os casos do volume de água adicional pela nova profundidade e um novo paradigma de porto para receber navios de 20 metros de calado.

Dad 24AGO2023Imagem Ilustrativa de dois terminais da primeira fase
do Complexo Portuário em Praia Grande.

Veja mais
* Capital e trabalho alinhados pró portos eficientes

Considerando a atual extensão de cais, bem como a sua estrutura instalada para movimentação e armazenagem de cargas, a possibilidade dos 17 metros de profundidade representa um ganho significativo. Ainda mais, pela possibilidade de novas áreas a serem implantadas. Trata-se de uma qualidade logística com movimentação recorde no hemisfério sul. Por isso, exigente de resultados planejados e estratégicos compatíveis com a otimização dos seus potenciais.

Veja também
* Como fazer o Porto de Santos um grande porto mundial

Entretanto, como consequência da dragagem de aprofundamento, o volume adicional de água vai estabelecer um novo regime de transporte e decantação de areia, que precisa, ainda, ser estudado e buscada a solução para preservar o canal e a cidade. Inclusive a construção de modelo matemático para estudo dos impactos operacionais e logísticos. Com certeza, esse contorno para possibilitar o canal com 17 metros, não precisa nem deve desconsiderar a capacidade de receber navios de 20 metros de calado. Com investimento privado atraído pela oportunidade.

Veja ainda
* Governador poderá implantar hidrovias do Porto de Santos

As viabilidades de construção de ambos os portos, para 17 e 20 metros, podem e convém que sejam estudadas simultaneamente, em face à grandeza do Porto de Santos e superar defasagens. .Trata-se de um complexo logístico com possibilidade de desenvolver estratégias com aplicação de tecnologias e receber navios avançados. Assim, conseguir atender com inovação e eficácia à hinterlândia mais produtiva do País. Muito mais do que um projeto de Estado, trata-se de uma imposição da sociedade., que se quer com capacidade de se desenvolver.

Veja também
* Porto de Santos além do tempo atual

Cabe à autoridade portuária fomentar o comércio e, como parte da cadeia de suprimento, estabelecer condições que otimize os fluxos de mercadorias. Desta forma, implica aumentar a escala do transporte. Como é prioridade na Índia, atualmente, o Brasil deve atrair os maiores navios do mundo, através do seu principal complexo portuário, o de Santos. Objetivamente: reduzir custos e desenvolver-se construindo o porto de águas profundas.

Veja mais
* Misteriosa isenção de R$12,5 milhões no Porto de Santos

Portogente vem debatendo essa questão, sem comprometimento comercial. Entende, sem sombra de dúvida, a importância de se construir um discurso fundamental para a autoridade portuária, acerca da urgência logística do porto de águas profundas. Igualmente, como tocar uma região em que projetos portuários fundamentais são anunciados festivamente há quase um século, sem consequência.

Veja ainda
* Projeto Porto-Cidade de Santos em debate aberto

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto