Sábado, 27 Abril 2024

O porto do futuro prioriza a operação de negócios sustentáveis, como atração de investimentos e parcerias.

Falar do Porto de Santos do Futuro é uma reflexão sobre um dos instrumentos centrais do desenvolvimento de ampla e pujante região brasileira. Nesse contexto, é importante construir o complexo Porto Indústria, há décadas debatido e anunciado, sem qualquer resultado. Considerando que há uma expectativa de otimizar a eficiência do papel portuário e também oportunidade de atender à demanda de energia eólica no Brasil, nos próximos anos, é hora de construir pás eólicas no porto.

Dad 14DEZ2023Imagem: Freepik

Veja mais
* Pás eólicas para exportação se fabrica nos portos

Em janeiro de 2017, Portogente alertava que era de tirar o sono de acionistas da Tecsis, fabrica de pás eólicas em Sorocaba (SP) que se intitulava uma das líderes no setor, as filas de carretas transportando pás da empresa aguardando oportunidade, até por dias, para descer a Serra do Mar e chegar ao Porto de Santos. Por isso, a fábrica veio a fechar, como previsto. Vítima por outro lado por falta, até agora, da percepção dessa relevante oportunidade, e devido papel, por parte da Autoridade Portuária do principal porto do hemisfério Sul.

Veja ainda
* Regionalizar o Porto de Santos: muito além do túnel submerso e de canal de 17 metros de profundidade

É exemplar o caso da fábrica de pás, da chinesa Sinoma, que já está operando em Camaçari, na Bahia. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta, 11 vezes maior que a potência instalada da Usina de Itaipu. O primeiro aerogerador foi instalado e entrou em operação em 1992, no arquipélago de Fernando de Noronha. Há um gritante atraso, que se traduz em desperdício de energia sustentável e demora do progresso.

Veja também
* Pás eólicas de exportação serão fabricadas no Porto de Santos

O complexo portuário de Santos, nos últimos 20 anos, tem chamado a atenção por seu desalinhamento com o paradigma inovado do comércio marítimo e negligenciamento com o seu papel de ampliar mercado. Pode ser o anúncio de um novo horizonte, a declaração do presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, de compromisso com o Porto Verde. É preciso fabricar pás eólicas na área do porto indústria, a ser construído finalmente.

Veja mais
* ZPE do Porto de Santos é projeto para a atual diretoria

O Porto de Santos tem a área das antigas oficinas desativadas. Ali foram construídos cascos e peças de embarcações do porto. Espaço e logística ideais para fabricação de pás eólicas para exportação, produto de forte demanda pelo mercado dos EUA. Assim, fomentar a energia verde. Solução que vem ao encontro da relação Porto-Cidade, com nove universidades, para gerar emprego tecnológico. Ao que parece, um novo tempo do principal porto do hemisfério sul.

Veja ainda
* O túnel submerso do Porto de Santos está chegando

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto