Sábado, 27 Abril 2024

O estadista age a partir de estimativas que não se podem comprovar no momento e será julgado na história pela sensatez com que administrou a transformação inevitável (Henry Kissinger)

A obra do túnel submerso ligando as margens do canal do Porto de Santos, que pode pôr fim uma espera de quase cem anos, como ocorreu com a transposição do Rio São Francisco, no governo Lula, está se transformando em uma guerra imperial semeada entre o Porto de Santos e o governo de São Paulo. Por falta de mediação política à altura do desafio centenário e de competência técnica para avaliar a complexidade da obra, o projeto está fadado a não decolar, mais uma vez, se não forem tomadas providências urgentes.

Túnel Dad 18JAN2024

Veja mais
* Fracasso no túnel submerso do Porto de Santos pode desabonar governo

Em novembro de 2023, o ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, anunciava pela revista Veja, que Lula e Tarcísio estavam em sintonia administrativa para poder fazer os projetos de interesse do povo de São Paulo e do Brasil. Destacava o túnel Santos-Guarujá. Confirmava as palavras do ex-ministro Márcio França, em setembro, quando deixava o ministério de Portos: “Lula traz Tarcísio e seu partido para nos apoiar no governo”.

Veja ainda
* Projetos do Porto de Santos sem gestão para acontecerem

Uma das principais utilidades desse túnel implica mobilidade urbana, muito mais do que o desprezível transporte de cargas apontado por estudos da Escola Politécnica da USP. Assim, também desativar os serviços de travessia do canal com balsas, que cruzam a rota do movimento de navios no porto. Serviço este administrado pelo Governo do Estado. Portanto, essa parceria com o Estado de São Paulo é prioridade lógica a ser resolvida, para evitar afastamento do propósito e o fiasco gigantesco.

Veja também
* Necessário construir um Porto de Santos Verde

Decerto, o presidente Lula não tem preocupação de que dividir os louros do túnel submerso do Porto de Santos com o governador Tarcísio, do estado mais importante do País, possa enfraquecer a disputa para o seu quarto mandato. Diferente do fracasso de não entregar a obra prometida que, indubitavelmente, desabona seu governo. Está mais do que na hora de dar um basta à irresponsabilidade de gerar crises sucessivas e atrapalhar o andamento de um projeto essencial à competitividade do porto, ao desenvolvimento regional, bem como ao progresso nacional.

Veja ainda
* Dragar o Porto de Santos com inovação

As prioridades do Porto de Santos não podem ser avaliadas como investimentos de baixa qualidade, pela impressão que passam as querelas pessoais da construção do túnel submerso que se acirram. O risco de falar, mais uma vez, de construção desse projeto fracassada discorda do propósito do presidente Lula que quer chegar ao final deste mandato com coisas concretas.

Veja mais
* Portos de Santos e do Maranhão disputam hinterlândias

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto