Sexta, 26 Abril 2024

Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, a Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) determinou a elaboração de uma carta-proposta pelos dirigentes dos portos públicos para ser entregue à equipe de transição do governo Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com a diretora-presidente do Porto de Cabedelo (PB), Gilmara Temóteo, a retomada do processo de descentralização da gestão dos portos públicos e a não privatização integral das administrações foram os principais pontos discutidos. O encontro aconteceu na sede da entidade, em Brasília, e foi comandado pelo vice-presidente da ABEPH e presidente do Porto de Itaqui (MA), Ted Lago, já que o presidente da Associação, José Alex Botelho de Oliva, foi preso preventivamente na última semana pela Polícia Federal, em desdobramento da Operação Tritão no Porto de Santos.

abeph reuniao brasilia
Crédito da foto: Gilmara Temóteo/LinkedIn

A política portuária passará a fazer parte do novo Ministério da Infraestrutura, pasta que provavelmente será liderada pelo general da reserva Oswaldo Ferreira, homem de confiança de Bolsonaro. Também serão transferidas para este novo Ministério as áreas de transportes e aviação civil. Com a nova configuração, as direções das empresas públicas que realizam a exploração dos portos em território nacional querem obter garantias de que o futuro governo terá conhecimento real dos desafios, das necessidades e do potencial do segmento.

Leia também
* Estudo sugere mais diretores na Antaq e descentralização da gestão dos portos
* Presidente do Porto de Cabedelo defende descentralização e estabilidade jurídica nos portos
* Participantes do Portus podem pagar 200% a mais por erros da administração
* Portolão combate a corrupção nos portos

Outros assuntos debatidos na reunião da ABEPH foram a política portuária e a preocupante dívida do Portus, o Instituto de Seguridade Social da categoria. Importante lembrar que o fundo de pensão está sob intervenção federal e apresenta dívida superior a R$ 3 bilhões. No último mês de outubro, o Governo Federal liberou R$ 100 milhões para o Portus, valor que será utilizado para complementar o caixa do Instituto e garante o pagamento dos beneficiados até agosto de 2019.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome