• Profissional com ampla experiência no mercado de O&G, Tadeu participou da criação da Dome, subsidiária do Grupo Prumo, em 2016, e esteve à frente do desenvolvimento do seu plano de negócios. Ele liderou o início da operação da empresa em 2017, quando assumiu os cargos de CEO e membro do Conselho de Administração

  • A grande vedete do 1º leilão (02, 03) na vigência da Nova Lei dos Portos (Lei nº 12.815/13) foi o terminal graneleiro da Ponta da Praia - Santos; arrematado pelo consórcio LDC Brasil BSL (Louis Dreyfus Commodities e Cargill) que se comprometeu a pagar uma outorga de R$ 303 milhões: 70% dos R$ 430 milhões arrecadados pelo Governo Federal com os 3 lotes (R$ 115 milhões da Fíbria, pela área do Macuco + R$ 12,5 milhões da Marimex, pela de Paquetá; ambas destinadas à movimentação de papel e celulose)

  • A autarquia viculada ao estado do Rio Grande do Sul recorreu das penalidades, mas os pedidos de reconsideração foram negados em votação durante a 454ª Reunião Ordinária da diretoria colegiada da Antaq, realizada no dia 19 de dezembro de 2018, e agora o poder público local terá que arcar com o prejuízo.

  • Lamentavelmente, a política dos portos brasileiros destoa, paradoxalmente, do desempenho apresentado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, como um ponto fora da curva.

  • Os Terminais Portuários Privados são definidos pela lei 12.815/13 como “instalação portuária explorada mediante autorização e localizada fora da área do porto organizado”. Conhecidos também como TUPs, são regidos por leis federais e estaduais especificas, você sabe quais?
    Descubra as leis que regem as TUPs e fique por dentro do assunto.

  • De acordo com a diretora-presidente do Porto de Cabedelo (PB), Gilmara Temóteo, a retomada do processo de descentralização da gestão dos portos públicos e a não privatização integral dos terminais foram os principais pontos discutidos

  • Na análise de Barbosa, a descentralização da gestão dos portos, por si só, não resolve as pendências que têm travado o desenvolvimento do setor portuário no País, pois resultaria apenas na transferência de responsabilidade entre instâncias de governo. "É preciso alterar a regulação e aperfeiçoar o processo de escolha dos executivos que estarão à frente dos portos", opina

  • Se há mal que vem para o bem, isto pode ser dito do Decreto nº 9.759 de 11 último, extinguindo todos os Conselhos com composições e competências não definidas em lei. Assim, ameaça também aniquilar os Conselhos de Autoridade Portuária (CAP), que há muito precisam ser aprimorados.

  • Ao completar os cem primeiros dias da arrastada indicação política de Casemiro Tércio Carvalho para assumir a presidência da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a administradora do Porto de Santos, o que mais marcou esse período foi o descompasso da Autoridade Portuária com a sua comunidade.

  • O objetivo, segundo a Gerência de Comunicação da Autoridade Portuária, é destacar as principais ações realizadas e aquelas previstas para o segundo semestre.

  • O diretor-presidente da Autoridade Portuária ressaltou, em tom de orgulho, o lucro líquido de R$ 68 milhões registrado pela Companhia no primeiro quadrimestre de 2019, para o qual contribuiu ao ter a nomeação aprovada pelo Conselho de Administração (Consad) em 25 de fevereiro

  • A direção da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) anunciou, durante a Intermodal South America - maior evento de logística do continente americano - as intenções de conceder pacotes de serviços à iniciativa privada, agilizar o lançamento de editais para arrendamento de quatro áreas, reduzir o passivo do Portus, melhorar a eficiência de compliance da estatal e, até mesmo, estudar a abertura de capital por meio de uma Oferta Pública Inicial (IPO) de ações ao mercado

  • A Autoridade Portuária resolveu submeter a norma para consulta pública por iniciativa própria, com o objetivo de dar absoluta transparência às alterações e estabelecer uma harmonização dentre os usuários do porto santista

  • Em entrevista coletiva realizada após sua primeira visita oficial ao Porto de Santos desde que assumiu a pasta de Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas disse que as tratativas junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a contratação de estudos para a desestatização ou outorga de concessão da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) devem ser concluídas no próximo mês de fevereiro

  • Os Conselhos de Autoridade Portuária (CAPs) correm sério risco de extinção no Brasil após a publicação do Decreto 9.759/2019 pelo Governo Federal. Antes independente de outras entidades e regulamentados pela Lei de Modernização dos Portos (8.630/1993), com a criação da Lei 12.815/2013 os CAPs deixaram de ser deliberativos para se tornarem instituições meramente consultivas, sem definição de competências. Caso não sejam realizadas alterações na definição da natureza jurídica dos Conselhos, a tendência é que sejam extintos

  • O Porto de Santos, avalia Rosana, não cumpre o papel de ser um indutor de desenvolvimento e empregos na Baixada Santista, pois historicamente sofre com a centralização do poder da gestão da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) em Brasília

  • A Portaria 530, publicada em 13 de agosto de 2019 pelo Ministério da Infraestrutura, é mais uma prova de resiliência cultural do Brasil pela reflexão sobre a compreensibilidade do marco legal da atividade portuária, qual seja, a Lei 12.815, de 5 de junho de 2013

  • Ao abordar o modelo de gestão para os portos brasileiros, o foco inexorável é a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Autoridade Portuária do Porto de Santos, por sua dimensão e complexidade. O único dos portos brasileiros a figurar no Top 50 da movimentação de contêineres no mundo

  • O assunto é pujante e chama atenção da comunidade portuária brasileira já que o Governo Federal encomendou estudos para as companhias docas do Espírito Santo (Codesa) e de São Paulo (Codesp). A iniciativa terá na abertura manifestação do secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, cujo foco será a concessão das administrações portuárias no País

  • O Conselho de Administração (CONSAD) empossou, nesta segunda-feira (10), a nova conselheira Mariana Pescatori e o novo diretor de Relações com o Mercado e Planejamento (DIRMEP), Jean Paulo Castro e Silva, em sessão realizada no edifício-sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ)