Sexta, 26 Abril 2024


1. Definição de Comércio

                A definição do termo “comércio” pode ser dada através de sua História: segundo registros antigos, o comércio ao redor do mundo é algo que existe desde o início da Humanidade, quando os povos passaram a trocar determinados mantimentos e artefatos entre si, de acordo com suas necessidades. Com o tempo, para a facilitação dessas trocas e também para firmar uma certa equivalência de valor entre os produtos, foram criadas e desenvolvidas as mais diferentes tipos de moedas de trocas, como o ouro e o sal. O ato desta “troca” é definido como “comércio”.

2. Definição de Comércio Internacional: o que é?

                Porém, cada país tem suas peculiaridades, e não seria tão fácil assim promover acordos contendo as mais diversas diferenças. É nisso que entra o conceito de Comércio Internacional, que seriam regras internacionais aplicadas a todos os países de forma homogênea, a fim de facilitar as negociações comerciais. São normas aplicadas a produtos e serviços e até a movimentos de capital.

                Essas regras são estabelecidas por meio de acordos entre os países e blocos econômicos, ou por intervenção de órgãos internacionais confiáveis como por exemplo a OMC (Organização Mundial do Comércio), a OCDE (Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico) ou a CCI (Câmara do Comércio Internacional).

                Um exemplo de acordo dentro do Comércio Internacional é a TEC –Tarifa Externa Comum, fundamentada dentro do Mercosul. Com esse acordo, os países que fazem parte do bloco econômico em questão padronizam o preço de seus produtos para outros países não-membros, a fim de evitar a concorrência entre os países-membros, promovendo maior integração entre si.

Diferentes nações no mundo
No Comércio Internacional, os países devem cumprir regras homogêneas para todos, além de acordos bilaterais dentro de blocos econômicos ou de países que possuem os mesmos interesses


3. Definição do Comércio Exterior: a sua diferença

                Existem as normas que são equivalentes para todos os países, entretanto, cada país também possui suas normas específicas e características, como já dito anteriormente. É onde entra o Comércio Exterior, que se trata das regras internas de cada país relacionadas ao Comércio Internacional, e também da padronização e da regularização dos produtos que são importados e exportados, com os procedimentos legislativos, administrativos, tributários e aduaneiros necessários para o cumprimento desses processos.

                Alguns dos principais órgãos que controlam o Comércio Exterior são o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e o SISCOMEX (Sistema Integrado do Comércio Exterior).

O trabalho e as transações mundiais
O Comércio Exterior é fundamental para garantir transações entre nações, assim como o Comércio Internacional.

               
Sendo assim, podemos dizer que o Comércio Exterior trata de regras e legislações internas de cada nação. Quando um produto de fora entra em determinado país, deve ser realizado todo o procedimento para que se atenda todas as exigências de legalização do produto, além de conversão de moedas, entre outros. Você pode entender melhor sobre a definição completa do Comércio Exterior clicando AQUI.

4. A relevância de entender esta diferença

                Muitos profissionais e estudantes de áreas relacionadas se confundem na diferenciação desses itens, o que pode causar conflitos em atuação profissional e um ponto negativo para quem está tentando ingressar na carreira. Saber diferenciar ajuda a escolher a área na qual poderá se sentir mais à vontade, de acordo com os seus interesses e realização pessoal.

                Para facilitar seu entendimento, é interessante pensar também que a relação entre o Comércio Internacional e o Comércio Exterior é como um "triângulo internacional", visto que numa negociação, o Comércio Exterior de um país, em acordo com o Comércio Exterior de outro, gera o Comércio Internacional, que os une, como uma intercessão, facilitando os procedimentos e interesses.

Triângulo do comércio entre países.
No exemplo, Brasil e China tem seu próprio Comércio Exterior para seus produtos, porém, os acordos e a intercessão de negociações entre eles, forma o Comércio Internacional.


Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias