Sexta, 19 Abril 2024
moedas e notas de dinheiro

O Seguro de Crédito à Exportação é um programa do Governo Federal para incentivar as exportações brasileiras, saiba mais sobre esse tema

seguro credito à exportação

Portopédia

Apólice de Seguro

Risco - Elemento decisivo para o Seguro

O que é o Seguro de Crédito?

O Seguro de Crédito à Exportação (SCE) é uma garantia ao exportador brasileiro de indenização por perdas pelo não recebimento do crédito da exportação. O exportador fica resguardado de eventuais inadimplementos, dando maior segurança para investir em novos mercados. O SCE cobre os riscos comerciais, políticos e extraordinários que as transações comerciais internacionais estão expostas.

Quem Pode Contratar?

O SCE (Seguro de Crédito à Exportação) pode ser contratado pelo exportador ou pelas instituições financeiras que realizam financiamento de exportação de bens e serviços. Para contratar o seguro, o exportador passa por uma análise da ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A), que é uma empresa empresa pública de capital aberto, criada pelo Decreto nº 7.976/2013 e autorizada pela Lei nº 12.712/2012, com o objetivo de contribuir para dinamização das exportações brasileiras, ajudar no financiamento de projetos de infraestrutura, para ofertar garantias e gerir fundos garantidores oficiais no país.

Para cumprir seu objetivo a ABGF administra fundos garantidores de operações de risco diluído, feitas em área de grande interesse econômico e social, ou seja, aqueles fundos de investimento privados criado com a participação da União, e nesses fundos as operações são consideradas de pequena monta e diversificada, portanto o seu risco é considerado diluído.

Logo a ABGF é a empresa habilitada pelo Ministério da Economia para operar o SCE, cabendo a ela a administração e garantia do fundo garantidor do FGE (Fundo de Garantia à Exportação), criado para trazer investimento as exportações brasileiras e gerido pelo Ministério da Economia que tem a responsabilidade pela emissão dos certificados de garantia de crédito e pelos resultados do FGE.

dinheiro
Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay

Feira-global

Guia do Mercado Global

Quais as vantagens?

O SCE funciona também como uma prevenção e incentivo ao exportador, permitindo que ele busque novos mercados para o escoamento de seus produtos com a segurança de retorno do crédito. Obter o Seguro de Crédito à Exportação ainda facilita receber financiamentos em instituições financeiras ou em programas do governo de incentivo à exportação.

Saiba mais sobre seguros para exportação em: ACC - Adiantamento sobre Contratos de Câmbio

Fonte: Abgf - Agência Brasileira Gestora de Fundos e Garantias S.A

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias