Terça, 19 Março 2024

As agências marítimas de navegação são empresas responsáveis por representar os armadores de navios nos portos do mundo todo, já que é impossível ao responsável pela embarcação estar presente em cada porto de escala/destino.

A função essencial das agências marítimas é representar os interesses do armador ou do afretador/fretador do navio por meio da gestão náutica ou comercial, dependendo da outorga de poderes que lhes é conferida pelo outorgante. Tais agências atuam apenas como representantes legais do real responsável pela embarcação, cotidianamente incumbidas de desempenhar a solução de questões burocráticas, decorrentes do navio em relação ao porto, à carga e à tripulação, que envolvem esse meio de transporte. Estas possuem atuação limitada e restrita àquilo que foi acordado na contratação/procuração estabelecida entre as partes.

transporte maritimo ag
Imagem de KarinKarin por Pixabay

Contato
* A melhor equipe de profissionais do Direito Marítimo no Brasil você encontra na Maritime Law Academy

Inobstante a isto, não raras vezes, pessoas que não possuem conhecimento aprofundado sobre o comércio internacional de cargas, mercadorias e transporte de pessoas, e que muitas vezes desconhecem os players que integram o comércio exterior, acabam por confundir as agências marítimas de navegação com as companhias marítimas de navegação, em que pese sejam elas pessoas jurídicas absolutamente distintas e com atividades empresariais diversas.

Nesse sentido, explica-se a distinção entre cada player acima mencionado, posto que imperioso tal esclarecimento no intuito de difundir conhecimento e sanar divergências de entendimento sobre a atividade empresarial que cada uma desempenha, haja vista que os poderes Executivo e Judiciário costumam corriqueiramente confundi-los em uma única pessoa, ou até gerar uma extensão entre estas empresas e, por consequência, aplicar inúmeras e severas penalidades em seu detrimento, como por exemplo as multas do SISCOMEX CARGA, previstas no Regulamento Aduaneiro nacional vigente (Decreto Lei 37 de 18 de novembro de 1966).

mlaw banner pos

> Faça contato online via whatsapp com a equipe de atendimento da Maritime Law Academy (MLAW)

Assim, a companhia marítima de navegação é, em síntese, a empresa cuja atividade empresarial se consubstancia no transporte de cargas, pessoas e mercadorias. É ela o real proprietário dos navios que fazem parte de uma determinada companhia e no fito de exemplificar citamos as maiores a nível mundial: Maersk Line, Hapag Lloyd e MSC (Mediterranean Shipping Company), dentre outras.

Já as agências marítimas de navegação, ressaltando aquilo que acima foi exposto, são empresas em que sua atividade empresarial é a curatela das embarcações oriundas de empresas que realizam o transporte internacional, os chamados armadores de navios, ou empresas fretadoras de embarcações que estão desempenhando a gestão náutica e/ou comercial desse tipo de transporte e da mesma forma citam-se como exemplo algumas no Brasil: Agência Marítima Cargonave e Agência Marítima Rio Grande, dentre outras.

larissa cunningPelo ora exposto, é nítido que estas empresas não se confundem em nenhum momento, já que desempenham funções absolutamente distintas e que é notório que as agências marítimas são apenas prestadoras de serviços das empresas de navegação propriamente ditas.

Larissa Gonçalves Costa Cunningham é advogada e sócia fundadora no escritório Costa Cunningham Advogados Associados, especialista em Direito Marítimo e Portuário pela Maritime Law Academy, especialista em Direito Civil e Empresarial pela Universidade Católica do Paraná, professora e coordenadora da Região Sul nos cursos de Pós Graduação da Maritime Law Academy, membra da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário da OAB/PR

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias