• Além da reestruturação e dos objetivos de crescimento da companhia CMA CGM, o texto aborda iniciativas no setor portuário e a mobilidade urbana precária no Brasil

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  • Demurrage é termo afeto ao Direito Marítimo, é sinônimo de sobre-estadia, tanto de navio como de contêiner; originariamente utilizado para se referir à contraprestação devida em razão de se ter extrapolado o prazo acordado em contrato para as operações de embarque e desembarque da carga do navio, com objetivo minimizar o prejuízo daí advindo

  • Operador portuário é a pessoa jurídica pré-qualificada para exercer as atividades de movimentação de passageiros ou movimentação e armazenagem de mercadorias, destinadas ou provenientes de transporte aquaviário, dentro da área de um porto organizado

  • A denominação "dark ships" é utilizada para apontar embarcações que navegam sem identificação e transportando cargas consideradas "piratas". De forma geral, o navio oculta as comunicações exigidas pelas entidades que regulam o transporte marítimo e se deslocam com o sistema de localização desligado.

  • O guia divulgado pela Marinha e produzido pelo Ibama tem como objetivo orientar o louvável trabalho realizado por habitantes da região Nordeste que, por conta própria, estão realizando mutirões de limpeza nas regiões atingidas pelo óleo

  • A mesa diretora terá na presidência o deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ) e nove vice-presidências ocupadas por parlamentares, sendo cinco deles eleitos pelo estado de São Paulo. Principal foco da nova Frente, o transporte marítimo é responsável por mais de 90% das operações de comércio exterior envolvendo o Brasil

  • A Norma de Atracação de Navios no Porto de Santos passa por revisão; novo regramento substituirá resolução vigente há 40 anos

  • O Pier 1 é destinado à movimentação de graneis líquidos no Porto de Santos e as obras foram iniciadas nos últimos dias de 2019

  • Presidente do Porto de Santos será o único representante de um porto latinoamericano a debater no 5º encontro internacional sobre a nova rota da seda

  • A partir da próxima segunda-feira, dia 8 de abril, o Portogente levará ao ar o espaço "Radar Usuport-RJ", criado com o objetivo de publicar textos e artigos relacionados às necessidades e desafios dos usuários dos portos brasileiros. A administração das postagens ficará por conta de André de Seixas, diretor-presidente da Usuport-RJ e um grande entusiasta das causas de importadores e exportadores no País

  • Para crescer durante a crise e aumentar a taxa de utilização dos veículos, as empresas de locação de carros decidiram reduzir os preços das locações, o que refletiu diretamente no seu crescimento e desempenho no mercado

  • Portogente dá prosseguimento à publicação de entrevistas com presidentes de autoridades portuárias destacando visão e postura do atual mandatário do Porto de Santos, Casemiro Tércio Carvalho. Nas respostas enviadas à nossa redação ele destacou que o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), em fase de elaboração, "tem como premissa condensar e adensar as áreas de movimentação de cargas" com o objetivo de formar clusters e aumentar a produtividade do porto santista

  • Privilegiado pela localização geográfica em relação à Europa e ao Leste norte-americano, o Porto do Itaqui, no Maranhão, está entre os portos públicos que mais crescem no Brasil e dispõe de extensas áreas para implantação de empreendimentos relacionados ao transporte de cargas

  • Existem duas cavas subaquáticas no Brasil. Uma em Sepetiba, no Rio de Janeiro, e outra em Cubatão, no Largo do Casqueiro, localizada no litoral paulista. A cava de Cubatão tem 400 metros de diâmetro e 25 metros de profundidade. Em Cubatão existem duas cavas licenciadas pela Cetesb, que ainda não foram ativadas

  • De modo a enriquecer esta página, Portogente entrevistou Carlos Rischioto, líder técnico de Blockchain da IBM Brasil. Em parceria com a Maersk, a gigante de tecnologia desenvolveu a rede TradeLens, da qual hoje participam outros armadores e mais de 50 portos e terminais portuários na América Latina e no Caribe. Rischioto destacou que o objetivo da iniciativa é interligar informações das companhias que atuam no transporte marítimo internacional vislumbrando reduzir em até 70% o tempo dos procedimentos burocráticos

  • Audiência pública realizada na segunda semana deste mês de dezembro em Brasília serviu como um dos pilares para a discussão do o aperfeiçoamento da norma. Na ocasião, foram registradas manifestações de profissionais de companhias de navegação, usuários de portos, agentes de cargas e órgãos públicos

  • O seguro marítimo tem por finalidade garantir indenizações por perdas ou danos a embarcações e seus acessórios, bem como às mercadorias nelas embarcadas, frete, lucro esperado ou quaisquer outros interesses que possam ser monetariamente mensurados. A cobertura estende-se a qualquer tipo de navegação, seja ela em águas marítimas, fluviais ou lacustres

  • Teoria e prática estarão integradas em um único evento, mediante a apresentação de estudos de casos recentes, disputas internacionais e a avaliação de resultados

  • As sobre-estadias de contêineres (demurrages e detentions) representam um dos mais elevados custos para os usuários, uma verdadeira sangria, com potencial de quebrar pequenas e médias empresas, que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), covardemente, se recusou a regular deixando os embarcadores, exportadores e importadores entregues à própria sorte, nas mãos de armadores estrangeiros, em um mercado altamente concentrando, que se caracteriza por ser um oligopólio

  • O guia britânico é uma importante ferramenta para os players dos segmentos de navegação e comércio exterior e é voltado para advogados, profissionais do transporte marítimo, funcionários governamentais, diretores jurídicos e corporativos