1. Introdução

Energia é uma palavra que é utilizada muito no cotidiano, mas poucos entendem seu significado a fundo. Desde a energia que conseguimos ao consumir alimentos até a produção de energia elétrica, o fato é que o ser humano cada vez mais procura outras formas de se fazer energia, pois o funcionamento de grande parte do que utilizamos para nosso conforto é proveniente de consumo energético.

2. Tipos de Energia

Na Física, energia pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho, ou então, como resultado de um trabalho realizado. Existem diversos tipos de energia, sendo alguns deles:

energ fig 1

Energia Cinética: A energia que está relacionada ao movimento dos corpos.

energ fig 2

Energia Potêncial: É a energia que é armazenada em um corpo ou em uma posição no espaço. Essa energia pode ser convertida em outro tipo de energia, de acordo com a teoria de Conservação da Energia.

Um exemplo disso é quando segura-se uma bolinha e a abandona em determinada altura. Enquanto ela estava sendo segurada, ela tinha guardada em si certa quantidade de Energia Potencial Gravitacional (um tipo de energia potencial) e, quando foi solta, a partir do momento que ela foi adquirindo movimento, a energia potencial foi sendo transformada em energia cinética.

energ fig 3

Energia Térmica: Energia proveniente do calor, tal como a produzida em usinas nucleares.

energ fig 4

Energia Luminosa: Energia proveniente da luz, tal como a produzida em geradores de energia solar.

3. Conversão de Energia

Como já dito anteriormente, procura-se cada vez mais formas de produzir energia. Em tempos que o consumo sustentável está em alta, a energia limpa e alternativa ocupa grandes pautas ambientais.

O fato é que o consumo energético está em todo lugar, como na fabricação de automóveis, eletrodomésticos; na obtenção de luz e água quente; entre outros.

energ fig 5

A conversão de energia é algo natural e feito o tempo todo pelo organismo. Há muita energia liberada pelas reações químicas em diversos órgãos do corpo humano que é convertida e utilizada em atividades motoras, como no estômago, intestino, fígado e etc.

Quando suamos, estamos eliminando o excesso de energia recebida pelo nosso corpo, como na exposição ao sol, ou então gerado por uma taxa anormal de reações químicas. Esse calor é o resultado da transformação da energia química em energia térmica.

Saiba mais

Conheça a Meio Ambiente Portogente, responsável por trazer as melhores notícias sobre o Meio Ambiente para você.

Energia Limpa
Energia Solar nos Transportes
Meio Ambiente Portogente: "Brasil sobe em ranking de energia renovável"
Meio Ambiente Portogente: "Lixo da indústria de alimentos pode virar energia limpa"
Dia-a-Dia Portogente: "Energia estrelar: eletricidade do sol"
Dia-a-Dia Portogente: "Mais investimentos em energia limpa"

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s