• O leilão de duas áreas para movimentação e armazenagem de granéis líquidos no Porto de Santarém, no Pará, acontece nesta quinta-feira (23), aquecido pela recente privatização de quatro aeroportos brasileiros para grupos internacionais.

     

    trigo

    PortoRio

    Porto de Santarém

  • No controverso arrendamento da área onde opera a Brasil Terminal Portuário - BTP, no Porto de Santos, há indícios de desvio de finalidade de cinco contratos de áreas licitadas para operar granel líquido, e que foram transformadas em uma de líquido e outra de contêiner.

  • Em 2006, foi julgado o primeiro processo referente à cobrança de Serviço de Segregação e Entrega de Contêineres (SSE), também conhecido como Taxa de Manuseio de Terminal, denominada Terminal Handling Charge (THC, na sigla inglesa).

  • A Comissão de Assuntos Portuários e Marítimos da Câmara Municipal de Santos reunirá autoridades, executivos e usuários dos portos brasileiros no próximo dia 31 de outubro durante o 2º Encontro Nacional de Assuntos Portuários

  • As práticas de complaince e de governança corporativa definem como uma grande empresa ou negócio quer ser visto não só pelo mercado ou acionistas, mas também pela própria sociedade.

  • Publicamos a seguir a programação dos vídeos do WebSummit. O material ficará disponível para consulta e debate mesmo após o período do evento, uma vantagem proporcionada pela Internet em relação aos congressos presenciais

    jaime alheiros suape porto

  • Desde 2017, representantes da Antaq e dos Correios estavam se reunindo para trocar informações para a publicação do edital. Durante esses encontros, técnicos da Agência orientaram funcionários da empresa pública sobre as peculiaridades da navegação de cabotagem

  • No Brasil há casos recentes de cobrança de demurrage onde o usuário foi condenado a pagar 80 vezes (R$ 1,1 milhão) o valor do frete (R$ 13,9 mil). Esse problema não incomoda somente o importador, mas todos aqueles que, como eu, pretendem fazer com que haja equilíbrio nos custos do setor

  • Entre portos públicos e terminais de uso privado, o setor portuário brasileiro aumentou a movimentação de cargas em 8,3% em relação a 2016, conforme dados da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

  • O governo Michel Temer dá prosseguimento à sua avalanche de mudanças na legislação brasileira ao publicar o novo decreto que regulamenta a exploração de portos e terminais no País. Segundo a Presidência da República, o principal objetivo do documento que substitui o Decreto 8.033/13 é aumentar a segurança jurídica para os investidores no setor

    capa itajai port

    mendes diretorantaq

  • A cobrança da sobrestadia de contêiner - ou demurrage - é a indenização diária, devida ao transportador, quando o importador permanece em posse do contêiner por um período superior ao tempo acordado

  • Parece sem retorno a decisão do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, de privatizar as autoridades portuárias no Brasil. É uma mensagem inequívoca de pôr um fim à ingerência política nas decisões, à base de propinas, das administrações dos portos.

  • O ano começou agitado e com muitas incertezas para as empresas de navegação, agentes intermediários e usuários dos portos brasileiros. O motivo da celeuma é a Resolução Normativa 18/2017, publicada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) no Diário Oficial da União em 26 de dezembro

    naveg santos radar

  • Com o intuito de contribuir para o melhor entendimento da Resolução, a OAB SP organizou o painel "Resolução Normativa 18/2017 da Antaq e suas consequências no mercado de shipping", que fará parte do VII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, a ser realizado nos dias 18 e 19 de outubro na capital paulista. Um dos debatedores será o diretor-geral da Agência, Mario Povia

  • A proposta de Emenda do parlamentar inclui no art. 3º da Medida Provisória a alteração da ementa da Lei nº 10.233 de 2001 e diversos dispositivos, basicamente, criando a Agência Nacional de Transportes (ANT), terminando com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

  • O empresariado portuário se articula para tentar fazer profundas alterações na atual Lei dos Portos por meio de uma coalisão de associações, conforme Angelino Caputo, que assumiu recentemente como diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), durante sua participação no WebSummit Portogente 2017.

  • Ao longo do ano de 2018 a Antaq realizou leilões de terminais e instalações portuárias, alguns deles em portos importantes, e a concorrência, de modo geral, atraiu pouquíssimos investidores. Na análise de Miller, os altos custos dos contratos e a crise institucional brasileira são os principais motivos que ocasionaram o baixo interesse do mercado.

  • O modelo ideal, ou pelo menos mais eficiente, de gestão dos portos brasileiros é alvo de debates acalorados por todo o País. Para contribuir e subsidiar os interessados no tema, o Blog apresenta hoje o competetente estudo comparado "A governança dos portos brasileiros", de autoria de José Tavares de Araujo Jr., publicado pelo Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes), em julho de 2018

  • Em nota enviada pela assessoria de comunicação, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) apresenta sua posição com relação ao Editorial do Portogente, de 4 de novembro último.

  • O Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Aquauviários (Antaq) arrendaram nesta sexta-feira, dia 5 de abril, cinco áreas portuárias no Terminal do Miramar e um no Porto de Vila do Conde, todas localizadas no estado do Pará. Os empreendimentos são voltados para a movimentação de combustíveis